Países ricos devem cumprir Protocolo de Quioto

Os países em desenvolvimento que compareceram à Conferência da ONU sobre as Mudanças Climáticas, que se realizou em Doha, consideraram quarta-feira (28), unanimemente, que o acordo firmando para o segundo período de compromisso do Protocolo de Quioto se trata do ponto mais importante da conferência. Eles apelaram aos países ricos para adotar medidas no sentido de eliminar as barreiras de negociação.

Devido às discórdias entre os países ricos, e disputas entre as nações ricas e pobres, continua sendo uma incerteza se os participantes podem chegar a um consenso acerca dos detalhes do segundo período de compromisso do Protocolo de Quioto. O "Grupo 77 mais China", que representa os países em desenvolvimento, salientou que os países ricos devem ter uma atitude positiva e insistir no protocolo.

A Liga das Organizações Civis de África afirmou que os países desenvolvidos, que representam 20% da população mundial, emitem 70% do total global de CO2, enquanto que o continente africano, com um bilhão da população, emite menos de 4% de carbono.

Fonte: Rádio Internacional da China