Criador da 1ª faculdade para negros será homenageado em Salvador

O reitor da Faculdade Unipalmares (SP), o sociólogo e advogado José Vicente, receberá a Medalha Zumbi dos Palmares em cerimônia na sexta-feira (30), às 19h, na Câmara Municipal de Salvador (BA). Também haverá uma homenagem à histórica validação da adoção das política de cotas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A iniciativa é da vereadora Olívia Santana (PCdoB-BA).

Pioneira no Brasil, com 50% de suas vagas destinadas a estudantes autodeclarados negros, a Unipalmares, que tem por finalidade trabalhar pela inserção socioeconômica, cultural e educacional dos jovens negros brasileiros, iniciou suas atividades em 2004, criada como um dos vários projetos da Sociedade Afro-brasileira de Desenvolvimento Sociocultural (Afrobras). “Estamos encerrando o mês da Consciência Negra, e a maior conquista que tivemos esse ano foi a aprovação das cotas no STF e, agora também, no Congresso Nacional. Nada mais justo que celebrar essa conquista homenageando Zé Vicente, que teve a ousadia de criar uma faculdade para jovens negros. A Unipalmares precisa do nosso apoio e valorização”, destaca a comunista Olívia Santana, nacionalmente reconhecida pela sua luta contra a discriminação racial.

Presidida pelo homenageado, a Afrobras realiza atividades de informação, formação, capacitação, qualificação e ações afirmativas para inserção e visibilidade do negro brasileiro, a exemplo do Troféu Raça Negra, conhecido como o Óscar Black, que premia anualmente diversas personalidades e autoridades negras e não negras, nacionais e internacionais, que tenham contribuído para aprofundamento e ampliação da valorização da raça negra. Na Bahia, além da vereadora Olívia, personalidades da política e da música já foram premiadas, a exemplo da prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, e dos cantores Carlinhos Brown e Margareth Menezes.

José Vicente nasceu em Marília, São Paulo, onde viveu até seus 20 anos, trabalhou com sua família exercendo das mais variadas atividades, como boia-fria, fez entrega de biscoitos, entregou leite de porta em porta e foi funcionário da Casa de Carnes Marília, também trabalhou no Luna Ferro Velho, na fábrica de brindes Ceumar e na Faculdade de Odontologia da Associação de ensino de Marília (Unimar).

Formado em direito, advogou por um período e foi aprovado no concurso para delegado. Fez parte da Banda da Associação de Ensino de Marília. Estudante da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, a mais tradicional do país no ensino de sociologia, Vicente conheceu várias pessoas, na maioria negros militantes que passaram a desenvolver o projeto para inclusão do negro no espaço educacional.

Hoje, é presidente do Instituto Afro-brasileiro de Ensino Superior, fundador presidente da Afrobras, membro do Conselho de Autorregulação Bancária (da Febraban), membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), membro do Conselho Superior de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), membro do Conselho Consultivo do Centro de Integração Empresa Escola (Ciee), membro titular do Movimento Nossa São Paulo, conselheiro-diretor da Fundação Care/SP, membro titular do Movimento Todos Pela Educação e membro do Conselho do Memorial da América Latina.

Medalha Zumbi dos Palmares

Dedicada a pessoas atuantes no combate ao racismo, discriminação e intolerância. A proposta é da vereadora Olívia Santana (PCdoB), por meio da Resolução nº1.557/2005.

Fonte: Unegro