Consórcio assume administração do Aeroporto JK

O Consórcio Inframerica Aeroportos, vencedor do leilão para operar, reformar e ampliar o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, assume oficialmente sua gestão a partir do próximo sábado.

Mas em razão do feriado e do prazo curto de apenas 18 meses para tocar o conjunto de obras contratado, já começou a implementar mudanças esta semana. A promessa dos gestores privados é dar prioridade à expansão de vagas no estacionamento, reforma de banheiros e melhora das áreas de circulação. "Começaremos nos próximos dias a dar um banho de loja, mostrando aos usuários que o aeroporto já está sob nova administração", informa o vice-presidente do consórcio, Antônio Droghetti.

Segundo ele, os tapumes começarão a ser colocados na próxima semana em torno das áreas externas e internas que receberam investimento imediato. Está prevista também para o período de dezembro a março a mobilização de pessoal próprio e temporário para reforçar o atendimento aos passageiros no período de alta temporada. Todos elevadores e escadas rolantes serão reformados ou substituídos e os dois novos terminais a serem construídos ganharão acessos com pistas rolantes. Ao final, o número de vagas no estacionamento passará dos atuais 1.034 para cerca de 3 mil. Um novo sistema de esteiras para bagagens será instalado, visando mais agilidade e segurança, com rastrea mento eletrônico.

O consórcio informa que, dos 380 funcionários originais do JK, 100 preferiram continuar na Infraero. Os que aderiram ao novo modelo foram incorporados ao operador privado, com estabilidade de cinco anos. Somadas às novas contratações, serão ao todo 540. O superintendente do aeroporto, Antonio Erivaldo Sales, informa que o movimento de passageiros atingirá o recorde de 16 milhões em 2012, com evidente saturação. Mas a expectativa dos controladores privados, sócios da Infraero, é ampliar a capacidade para 20 milhões até 2014 e garantir "situação de pleno conforto" já na véspera da Copa das Confederações, em junho do próximo ano.