Futuro Campeão formará jovens atletas

Com o objetivo de formar jovens atletas que estejam aptos a representar o Distrito Federal em competições locais, nacionais e internacionais, a Secretaria de Esporte lançou nesta segunda-feira o projeto “Futuro Campeão”.

O intuito é apoiar e incentivar crianças e adolescentes para que façam da prática esportiva uma oportunidade de melhoria na sua qualidade de vida.

De acordo com o secretário de Esporte, Julio Ribeiro, o projeto pretende não só descobrir talentos como também promover a inclusão social do cidadão, independentemente de sua classe social. "A responsabilidade de viabilizar a inclusão social é do poder público do Estado, e deve ocorrer a partir de ações governamentais essenciais para o desenvolvimento da cidadania", afirmou.

Os primeiros centros olímpicos a receber o projeto serão os do Gama, Recanto das Emas, Santa Maria e Brazlândia. Eles vão oferecer, respectivamente, as modalidades de saltos ornamentais, voleibol, basquete e atletismo. Futuramente o projeto será implementado nos demais centros olímpicos.

Amigos do Vôlei

Para viabilização do projeto, a Secretaria de Esporte contou com parceria do Instituto Amigos do Vôlei. Comandado pelas ex-jogadoras de vôlei Ricarda Lima e Leila Barros, o Instituto tem a missão de promover o desenvolvimento sócio-educacional e esportivo de crianças, jovens e familiares, por meio do esporte.

Incentivada pela mãe a criar em Brasília algum projeto social que retribuísse o que a cidade a proporcionou para que se tornasse uma campeã olímpica, Leila afirmou, durante o lançamento do Futuro Campeão, que a cidade guarda diversos talentos esportivos e ressaltou a importância do projeto no processo educacional das crianças. "Todo ser humano é capaz quando ele gosta do que faz. Vocês professores serão o grande amigo dessas crianças. Vocês estarão conduzindo vidas, e conduzir vidas é conduzir sonhos", disse.

A Secretaria de Esporte teve o cuidado de selecionar técnicos experientes em cada modalidade, já que o intuito é dar aos alunos a chance de disputar medalhas nas Olimpíadas de 2020.