Embratur formaliza apoio a Jornada Mundial da Juventude no RJ

Ao lado do arcebispo do Rio de Janeiro, Doim Orani Tempesta, o presidente da Embratur assina acordo de cooperação para grande evento que será realizado em 2013

Flávio Dino e D. Orani Tempesta

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e a Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), firmaram na tarde desta sexta (23), parceria para a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O presidente da Embratur, Flávio Dino e o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, assinaram um acordo de cooperação técnica, que prevê iniciativas de promoção do Brasil como sede do evento, além da criação de uma Central Digital de Informações no Cristo Redentor.

A última edição da Jornada Mundial da Juventude, no ano passado, em Madri, atraiu mais de 2 milhões de pessoas de 190 países. O Rio de Janeiro deve ultrapassar esses números e a Jornada poderá se tornar um evento ainda maior do que a Copa do Mundo para a cidade. “Este será mais um megaevento que o Brasil sediará e mais uma oportunidade de projetar a imagem do Brasil para o mundo, assim como estamos fazendo na divulgação do país como sede de Copa e Olimpíadas”, disse Flávio Dino.

D. Orani Tempesta ressaltou a importância do apoio da Embratur na divulgação de informações sobre outros destinos turísticos do Brasil, além do Rio de Janeiro. “A criação do Centro Digital consiste na instalação de telas de LED para apresentar detalhes do que o turista pode encontrar no país, em um dos pontos turísticos, mais visitados do Brasil, o Cristo Redentor”, detalhou Tempesta.

Além de ações que antecedem a Jornada Mundial da Juventude, a criação do Centro de Informações no Cristo, a Embratur e a Arquidiocese também irão transmitir parte da Jornada Mundial da Juventude na Piazza Navona, em Roma, onde está localizada a Embaixada do Brasil na Itália.

JMJ

Tudo começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II em 1984. A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo, prevê a cada 2 ou 3 anos um encontro internacional dos jovens com o Papa, que dura aproximadamente uma semana. A 28ª JMJ será realizada de 23 a 28 de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro e tem como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

No primeiro dia das inscrições, abertas em agosto, a Jornada recebeu cerca de 4.400 interessados em participar do evento. Os primeiros participantes foram jovens de 28 países, divididos em 220 grupos, dos quais 112 são brasileiros.

Entre os estrangeiros, chineses e árabes já fazem parte da lista, que deve ser composta principalmente por latino-americanos. Grupos da Argentina, Equador, Colômbia, Chile, Venezuela, Paraguai e Uruguai já estão inscritos. No continente, somente os argentinos sediaram o encontro, há 25 anos.