ANPG participa de debate na Assembleia Legislativa de Minas

Em audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia de Minas Gerais, a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e representantes das Associações de Pós-Graduandos do Estado, debateram com parlamentares as pautas importantes defendidas pelo movimento da pós-graduação brasileira.


Luana Bonone durante audiência / foto: Guilherme Dardanhan-Assembleia Legislativa de Minas

A audiência ocorreu na quarta-feira (21), no Auditório 1014, bloco 3, da Escola de Engenharia da UFMG, em Belo Horizonte (MG).

Luana Bonone, presidenta da ANPG, discorreu sobre o quadro atual dos pós-graduandos e suas principais demandas: aumento do número de bolsas de estudo, reajuste no valor, acesso a garantias trabalhistas e o PL dos pós-graduandos.

A presidente da ANPG afirmou que a política de valorização dos pesquisadores passa também pelo acesso a benefícios dados aos trabalhadores formais, como direitos à previdência social e à licença-maternidade. “Hoje, o pós-graduando que precisa se afastar para tratamento de saúde se encontra desamparado”, afirmou.

Também foi debatido na reunião a Portaria Conjunta Capes/CNPq nº 01/2010, que autoriza os pós-graduandos a acumularem as bolsas com outras atividades remuneradas, desde que contribuam para sua formação acadêmica, científica e tecnológica.

O representante do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, João Roberto de Mattos, disse concordar com as demandas, mas apontou alguns obstáculos.

“Estamos trabalhando junto ao Ministério da Educação para aumentar o número de bolsas, que em 2011 somaram 180 mil. Mas as contingências são muitas. Para dar um reajuste de 20% até 2013 tivemos que cancelar a concessão de novas bolsas”, declarou.

O deputado Paulo Lamac e o presidente da comissão, deputado Bosco (PTdoB), se comprometeram a formalizar as reivindicações das associações de pós-graduandos por meio de requerimentos a serem apresentados em reunião posterior.

Fonte: ANPG