Só uma escola pública do DF se dá bem no Enem

Dos 30 colégios do Distrito Federal com o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, apenas um não é particular.

Só uma escola pública do DF se dá bem no Enem

A lista com a média das notas dos alunos de cada instituição no exame, divulgada ontem pelo Ministério da Educação, inclui apenas as escolas que tiveram mais da metade dos estudantes participando da prova e revela, mais uma vez, o abismo que separa os colégios da rede pública dos particulares no DF.

Os 20 melhores colégios do DF são privados. Mantido pelo Corpo de Bombeiros, o Colégio Militar Dom Pedro 2º, a melhor escola pública do DF aparece na 21ª colocação com uma pontuação média de 578 pontos por aluno. O Colégio é, na verdade, uma escola de característica hibrida (pública e privada).

Entre as escolas administradas pela Secretaria de Educação, o Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do Gama foi a melhor colocada na prova, com a 31ª posição. Com uma média de 452 pontos por aluno, o Centro Educacional Taquara, em Planaltina, obteve o pior desempenho, ficando em 94º lugar.

Pelo terceiro ano consecutivo, o colégio com o melhor desempenho no Enem do DF foi o Olimpo, com uma nota média de 675 pontos por estudante que também valeu a 33ª posição entre todas as instituições de ensino médio do país. Logo depois aparecem Podion, Sigma e Galois.