HQ mostra a periferia como ela é

Um quadro sem retoques da dura vida nas quebradas paulistanas. É o que retrata a HQ Desterro, que tem pré-lançamento e sessão de autógrafos nesta sexta (23), a partir das 19h, na livraria HQ Mix, em São Paulo.

periferia

O texto visceral do escritor Reginaldo Ferreira da Silva, o Ferréz (o polêmico autor de Capão Pecado e dos roteiros do seriado 9mm da Fox), enriquecido pelo traço intenso e realista do quadrinista Alexandre De Maio, leva o leitor a um mergulho profundo e, por vezes aterrador, em uma São Paulo desorientada, caótica, carente e extremamente violenta.

Trata-se da cidade real, mas com foco ampliado. Nua e com suas feridas e mazelas expostas. Um lugar estranho de mundos sobrepostos. O crime, a policia corrupta, o dinheiro, a miséria, o amor e a solidão. “A história mostra que não é preciso morrer para ser enterrado em São Paulo”, afirma Ferréz.

Resultado de seis anos de trabalho da dupla Ferréz e De Maio, Desterro tem a qualidade dos melhores quadrinhos da Marvel, mas com a cara do Capão Redondo. Chamado pelos autores de "Môio Extra", Desterro traz ainda os bastidores da produção,
da história e do contexto em que a HQ foi criada, incluindo dados sobre a violência em São Paulo.

A HQ Desterro marca o lançamento do selo Contraculturas, editado pelo jornalista Carlos Minuano e publicado pela Anadarco Editora. Ecoando as vozes da periferia, Ferréz e De Maio deram vida a uma epopeia essencialmente contracultural, recheada com uma galeria de banidos que se equilibram na perigosa corda bamba dos autênticos desterros modernos, as periferias das grandes cidades.

No pré-lançamento, a HQ Desterro será vendida a preço promocional de R$35,00 . O livro chega às livrarias em janeiro de 2013.

Sobre os autores

Ferréz, ou Reginaldo Ferreira da Silva (São Paulo, 1975) é romancista, contista e poeta, estreou na literatura com Fortaleza da Desilusão, em 1997 (edição do autor), mas foi com Capão Pecado (2000), sobre o cotidiano das periferias, que se tornou famoso e conhecido como escritor das quebradas. É autor de Amanhecer Esmeralda (2005) e Ninguém É Inocente em São Paulo (2006), entre outras. Teve suas obras traduzidas na
Itália, Alemanha, Portugal, Espanha e Estados Unidos. Além dos livros, escreveu roteiros para o filme Brother e os seriados Cidade dos Homens (02) e 9MM (Fox).

Ligado ao movimento Hip Hop, Ferréz é fundador da 1DASUL (marca de roupa totalmente feita no bairro). Compositor e cantor, já teve suas músicas gravadas por vários artistas e lançou dois CDs. Seu livro mais recente é o romance Deus foi Almoçar.Vive no bairro do Capão Redondo em São Paulo, com esposa e filha.

Alexandre De Maio atuou durante dez anos como editor de revistas especializadas em hip hop, como a pioneira Rap Brasil, Graffiti, entre outras. Em 2006 lançou sua primeira história em quadrinhos com textos do escritor Ferréz, “Os inimigos não mandam Flores”, pela Editora Pixel. Em 2009, começou a trabalhar no site Catraca Livre, do qual atualmente é sócio.

Faz jornalismo em quadrinhos para site Catraca Livre e para a revista Fórum, ministra oficinas de comunicação em Heliópolis, onde também desenvolve o site da ONG Unas e o jornal local.

Serviço:
Pré-lançamento Desterro e sessão de autógrafos com os autores Sexta-feira, 23 de novembro, às 19h30
Livraria HQ Mix – Rua Tinhorão, 124, Vilaboim – Higienópolis (próximo à Faap e do Estádio do Pacaembu). Telefone: 0xx11 3259-1528

Título: Desterro
Autores: Ferréz e De Maio
Número de páginas: 176
Preço: R$40