"Festival 24 Horas Para o Fim do Mundo" agita Porto Alegre

O fim do mundo está chegando? Enquanto o dia 21 de dezembro de 2012 não chega, a previsão, feita pelos maias, está sendo bastante explorada. Até um festival foi criado com essa temática: o "Festival 24 Horas Para o Fim do Mundo", que acontecerá entre os dias 1º e 2 de dezembro, em Porto Alegre (RS). Semelhante à Virada Cultural de São Paulo,  festival reúne diversas atrações culturais.

O projeto é da Casa de Cultura Digital de Porto Alegre e também foi inspirado no festival Baixo Centro, da Casa de Cultura Digital de São Paulo.

As atividades culturais ocorrerão em locais públicos de Porto Alegre, a maior parte no centro de Porto Alegre. O objetivo é ressignificar espaços do centro da capital que estejam sendo mal utilizados na cidade. Segundo os organizadores, a brincadeira com o fim do mundo é uma espécie de renascimento da capital gaúcha, o fim da cidade como se conhece e o surgimento de uma nova.

Colaboração

A programação foi construída por meio de chamadas públicas, tornando o evento colaborativo. Dentre as atividades programadas estão projetos inusitados, como sarau literário narrado com gás hélio e piquenique noturno com chefes de cozinha.

Também estão previstas na programação: pedalada inicial, oficina de grafite, shows de música e uma atividade no parque da Redenção com o Cabaré do Verbo para discutir questões sobre espaços públicos e privados.

Todas as atividades do 24 horas são gratuitas, mas os organizadores pedem contribuições para a realização do evento no site de crowfunding Catarse. Eles têm a meta de atingir R$ 13 mil. Em breve serão divulgadas as atrações no site do evento.

Com Pulsar Brasil – imagem: divulgação