CBF demite Mano e vai anunciar novo treinador somente em 2013

Mano Menezes não é mais o treinador da seleção brasileira. Ele foi demitido após reunião na Federação Paulista de Futebol, em São Paulo, nesta sexta-feira (23), que contou com a presença do presidente da CBF, José Maria Marin, o vice Marco Polo del Nero e o diretor de seleções, Andrés Sanches.

O nome que sucede Mano Menezes à frente da seleção só será definido no ano que vem, entre janeiro e fevereiro, informou previamente a CBF – a entidade, porém, ainda não anunciou oficialmente a demissão.

Treinadores como Muricy Ramalho (que chegou a ser anunciado em julho de 2010 e depois declinou o convite), Tite, Luiz Felipe Scolari e até o espanhol Josep Guardiola, ex-técnico do Barcelona, estão entre os mais cotados.

Mano Menezes estreou na seleção em agosto de 2010, contratado pelo então presidente Ricardo Teixeira e prestigiado por títulos em grandes clubes como Grêmio (Série B 2005, Gaúcho 2006 e 2007 e vice da Libertadores 2007) e Corinthians (Série B 2008, Paulista 2009 e Copa do Brasil 2009).

Em pouco mais de dois anos e três meses, foram 33 jogos (sendo sete deles com a seleção olímpica) sob a tutela de Mano, com 21 vitórias, seis empates e seis derrotas no total.

Apesar de ter recém-conquistado o Superclássico das Américas pelo segundo ano seguido, após bater a Argentina nos pênaltis em Buenos Aires, o agora ex- treinador da seleção era questionado pelos dois principais campeonatos que acabou perdendo: a Copa América 2011 (eliminação do Brasil nas quartas-de-final, após derrota para o Paraguai nos pênaltis) e os Jogos Olímpicos de Londres 2012 (conquista da prata, após derrota para o México na final).

Com informações do Portal Copa2014.org