Ananias quer que a Câmara discuta situação de voos e aeroportos 

O deputado João Ananias (PCdoB-CE) fez um apelo aos colegas parlamentares para que a Câmara tome uma posição sobre a postura das companhias aéreas que atuam no mercado brasileiro pelo aumento nos preços das passagens. Em discurso na Câmara, nesta quinta-feira (22), ele criticou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Infraero por cuidarem mais dos interesses das empresas privadas, que dos interesses da população brasileira.

“Tenho informações de que existem oito requerimentos, em diversas comissões para realizações de Audiências Públicas, sobre este tema. Será que já não é hora de abrirmos uma CPI do Transporte Aéreo?”, indagou o parlamentar, destacando que “de repente os preços explodiram, sem justificativas aceitáveis.”

“Destaco ainda o péssimo tratamento dispensado pelas companhias, principalmente a Gol e TAM, aos clientes”, disse Ananias, para quem o desrespeito que se inicia pelos exorbitantes valores das passagens, passa pelo descaso e grosseria dos servidores, culmina com o desconforto e tratamento no interior das aeronaves.

Ananias sugeriu que fosse feito debate sobre o papel das agências reguladoras, que foram criadas para regular atividades como essas, protegendo os interesses dos cidadãos. “E se passaram para o outro lado, protegendo, com a impunidade, os interesses de quem elas deveriam fiscalizar e penalizar, quando suas determinações não fossem cumpridas”, avalia o deputado.

Segundo ele, o péssimo serviço das companhias aéreas se estende aos aeroportos brasileiros, “lotados, desconfortáveis, com sistemáticos atrasos nos voos, num flagrante desrespeito as normas estabelecidas, mostrando-nos o quão absolutas são as empresas de transporte aéreo”, afirma.

De Brasília
Márcia Xavier