Artigo: A Quarta Via

 

Por Cunha Santos

Ninguém percebeu, mas parece quem vem surgindo por aí a quarta via com vistas à eleição de 2014 no Maranhão. E ela tem assinaturas importantes dentro do próprio governo do Estado. O deputado Chiquinho Escórcio deu os primeiros sinais de sua existência quando afirmou a repórteres que o Conselho Político de Roseana não vale para nada e invocou todos os demônios da política ao sugerir que a governadora trabalhe, pois “ainda não fez nada de extraordinário”. Só pode ser encosto.

Apesar do esperado desmentido de Escórcio, ao mesmo tempo em que fazia tão malfadadas afirmações, o deputado Hélio Soares desancava na Assembléia os secretários de Estado que, menos que com suas pastas, estão preocupados em se eleger ou eleger seus prepostos. Já se disse que a terceira via é a invenção de quem consegue ser contra Flávio Dino e contra Roseana Sarney. Será a quarta via a invenção de quem consegue ser contra Luís Fernando e contra Lobão?

Percebe-se, então, que os rachas antecipados da campanha eleitoral de 2014 não se concentram apenas na oposição. O deputado Hélio Soares teve a coragem de dizer, mas não é ele um solitário a execrar o secretariado de Roseana e suas pretensões eleitorais. Infere-se disso tudo que há dentro do grupo Sarney subgrupos liderados por Roseana de um lado e por seu pai, de outro. E essa é uma confusão bem maior do que a confusão de Eliziane Gama com Othelino Neto. Já pensou: “E tu, vai votar no candidato de Roseana ou no candidato de José Sarney”? É demais para a saúde de qualquer cristão.

Pior para o eleitor que, diante de tanta via, vai acabar não vendo nada. Ao que parece as disputas políticas estão se concentrando exclusivamente na esfera dos interesses pessoais. De qualquer modo, o melhor é que todas as vias surjam agora para que tenha o povo tempo de analisar os acontecimentos. A única preocupação é que com o surgimento de tanta via, a liberdade do Maranhão acabe se tornando inviável.

Fonte: Jornal Pequeno