Seminário discute soluções para o saneamento básico em São Luís

 

 O Sindicato dos Urbanitários promove nesta quinta-feira, dia 22 de novembro, o Seminário Sobre Saneamento Básico – os desafios para universalização com qualidade e respeito ao cidadão, com a presença de especialistas do setor de saneamento, da Caema e da Promotoria do Consumidor.

O evento é aberto a toda sociedade e acontece das 8:30 às 15:00, no Hotel Veleiros (Av. dos Holandeses – Ponta d´Areia) e tem como objetivo juntar diferentes atores sociais para aprofundar o debate e buscar soluções para tema tão sério para a saúde e a vida da população, como os serviços de água e esgoto, tão precários em nossa cidade.

A primeira palestra será realizada pelo Professor Phd da Universidade Federal da Bahia, Luiz Roberto Moraes. Em seguida, outra mesa reúne o Professor Dr. da UFMA Lúcio Macedo, o representante da Caema e o representante da promotoria do consumidor. Para o final estão previstos os encaminhamentos para uma ação conjunta e continuada da sociedade em favor dos serviços de saneamento público, universal e de qualidade.

Segue programação completa:

8:00 – Abertura

8:30 – Palestra: Panorama do Saneamento Básico no Brasil e os desafios para a universalização e a adequada prestação de serviço

Convidado: Prof. Luiz Roberto Moraes (PhD em Saúde Ambiental, Professor Titular em Saneamento/Participante Especial da Universidade Federal da Bahia, Militante em Defesa do Saneamento Público)

9:10 – Debate

10:10 – Intervalo

10:25 – Mesa redonda: Saneamento Básico no Maranhão, público e de qualidade

1. A política de saneamento no estado e os impactos sócio-ambientais
Convidado: Prof. Lúcio Antonio Macedo (Engenheiro civil e sanitarista, Mestre e Doutor em Engenharia Sanitária)

2. A CAEMA e a prestação de serviços de Saneamento no Maranhão
Convidado: Rep. Diretoria da CAEMA

3. A polÍtica de Saneamento no Estado e os direitos do consumidor
Convidado: Rep. da Promotoria do Consumidor

4. Os serviços de Saneamento no Maranhão na ótica dos trabalhadores
Convidado: Rep. da Direção do STIU-MA

11:55 – Debate

13:00 – Almoço

14:30 – Encaminhamentos finais