Ministro da Educação dá posse a novo reitor da UnB

O professor Ivan Camargo tomou posse como reitor da Universidade de Brasília (UnB) nesta terça-feira .

A cerimônia ocorreu no Ministério da Educação. Estiveram presentes o ex-reitor, José Geraldo de Sousa Junior, primeiro a discursar, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

No discurso de posse, o novo reitor lembrou que é o primeiro ex-aluno da UnB a chegar ao cargo e agradeceu à mulher, aos filhos, ao neto e aos irmãos pelo apoio. Ele disse que já começou a trabalhar e da cerimônia de posse partirá direto para o gabinete, onde assinará o termo de posse dos decanos.

Ivan também afirmou que assume a UnB com a expectativa de trabalhar para uma universidade de vanguarda. "Espero que daqui a 30 anos os alunos ouçam meu nome e lembrem, de forma positiva, do trabalho que realizei na universidade", disse. O novo reitor firmou o compromisso de consolidar a expansão e desburocratizar a universidade.

José Geraldo de Sousa Junior fez um balanço da gestão. Ele falou sobre a expansão dos novos câmpus e di sse acreditar que contribuiu para a que a UnB se tornasse uma universidade para todos.

Já o ministro Aloizio Mercadante ressaltou a importância da UnB no cenário nacional para a criação de políticas públicas. Mercadante também firmou o compromisso de reforçar a assistência estudantil em áreas como alimentação e transportes para os novos alunos que ingeressarem na universidade por meio das Cotas Sociais. "A UnB está indo muito bem em publicações acadêmicas, mas precisa subir mais em rankings internacioanis", comentou o ministro.

Nesta quarta-feira José Geraldo d e Sousa Junior passará o cargo para o novo reitor. A cerimônia será no Centro Comunitário Athos Bulcão, às 9h30. Na solenidade, Ivan Camargo nomeará Sônia Báo vice-reitora e os sete decanos: Jaime Santana, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP); Mauro Rabelo, Decanato de Ensino de Graduação (DEG); Luís Afonso Bermudez, Decanato de Administração (DAF); Carlos Alberto Torres, Decanato de Planejamento e Orçamento (DPO); Thérèse Hofmann, Decanato de Extensão (DEX); Denise Bomtempo, Decanato de Assuntos Comunitários (DAC); e Gardênia Abbad, Decanato de Gestão de Pessoas (DGP).

Logo após, Ivan Camargo vai para São Paulo cumprir o primeiro compromisso oficial. Ele participará de reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Feder ais de Ensino Superior (Andifes), que vai debater temas como assistência estudantil e revalidação de diplomas de pós-graduação.

Vitória no segundo turno

Ivan Camargo é professor da Faculdade de Tecnologia da UnB e foi nomeado na quinta-feira (15) após ser indicado como 1º nome na lista-tríplice do Conselho Universitário (Consuni) enviada à presidente Dilma Rousseff. Ele foi eleito no segundo turno, quando enfrentou a professora Márcia Abrahão e ficou com 51,48% dos votos.