Consciência Negra é tema de discurso de Leci Brandão na Alesp

Deputada estadual pelo PCdoB de São Paulo, a sambista e compositora Leci Brandão usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, 21, para pedir avanços na luta pela igualdade no país. Ela elogiou os editais lançados pelo Ministério da Cultura voltados para artistas e produtores negros.

“Nossa história e nossa realidade precisam ser contadas através do nosso olhar. Para que isso aconteça, medidas como esta (os editais do MinC) são fundamentais e deveriam ocorrer em outros ministérios e em todas as esferas do poder público e na iniciativa privada”, lembrou Leci.

A parlamentar ainda enumerou práticas e ações que nos últimos anos ajudaram a minimizar a dívida do Estado brasileiro com a população negra. Ela citou as cotas nas Universidades Federais, a criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, a Lei 10.639, que obriga o ensino de história e cultura afro-brasileiras nas escolas, e a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial.

Leia abaixo o pronunciamento na íntegra da deputada Leci Brandão

“Ontem celebramos o Dia Nacional de Zumbi e Dia Nacional da Consciência Negra. Essa data é importante não apenas para a população negra do nosso país, mas para todo o povo brasileiro, porque simboliza a luta de homens e mulheres em busca de igualdade, de cidadania e do ideal de viver em uma sociedade livre de todas as formas de opressão, principalmente do racismo.

A história dos negros em nosso país sempre foi de luta e de revoltas. Todas essas lutas não foram e não têm sido em vão. Temos vitórias e conquistas, mas ainda há muito a ser feito para que o Estado e a sociedade brasileira compensem a dívida que têm com o nosso povo.

Na última década, várias ações foram implementadas no país para tentar minimizar essa dívida. As cotas nas Universidades Federais, a criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, a Lei 10.639, que obriga o ensino de história e cultura afro-brasileiras nas escolas, e a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial foram algumas delas.

E assim deve ser. Apenas com ações concretas, que mudem realmente a vida das pessoas é que podemos construir a igualdade.

Mas ainda é pouco. Precisamos de mais. E, nesse sentido, quero parabenizar a Ministra da Cultura, Marta Suplicy, que apresentou ontem um pacote de editais de quase R$ 10 milhões para produtores culturais e artistas negros, com o objetivo de aumentar as oportunidades de inserção da população negra no mercado cultural e, principalmente, na área de produção.
Nossa história e nossa realidade precisam ser contadas através do nosso olhar. Para que isso aconteça, medidas como esta são fundamentais e deveriam ocorrer em outros ministérios e em todas as esferas do poder público e na iniciativa privada.

Temos que avançar. Passar do discurso para a prática. Realizar ações que realmente mudem a vida de cada homem negro e de cada mulher negra deste país.

Já está mais do que na hora de sermos protagonistas; de ocuparmos os espaços de poder em todas as esferas. O exemplo de Zumbi dos Palmares permanece e, inspirados em sua história, continuamos nossa luta até que de fato tenhamos o lugar que merecemos na sociedade brasileira e sejamos cidadãos plenos.

Valeu Zumbi!”

Deputada Estadual Leci Brandão (PCdoB-SP)


De São Paulo, Railídia Carvalho com informações da Assessoria de Imprensa da deputada Leci Brandão