Câmara aprova indicação de Lula para Prêmio Darcy Ribeiro

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara indicou para receber o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação de 2012 o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Movimento Todos Pela Educação e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A indicação do ex-presidente Lula foi apresentada pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). O prêmio, concedido deste o ano 2000, homenageia pessoas ou entidades que com seu trabalho ou ações se destacam na defesa e na promoção da educação no Brasil.  

“É um orgulho muito grande poder tê-lo indicado e nós, da Comissão, de forma democrática, agraciá-lo com essa prêmio tão importante. E não é para menos. Lula foi o presidente que mais investiu no setor, transformando o perfil da educação nacional. Durante seus dois mandatos à frente do Brasil, o orçamento da educação mais do que triplicou”, disse Jandira.

O presidente da Comissão, deputado Newton Lima (PT-SP), também ressaltou a importância da homenagem. “Eu fico muito feliz como presidente da comissão e como deputado do PT ao verificar que a comissão conferiu o Prêmio Darcy Ribeiro ao ex-presidente Lula. Segundo ele, os oito anos do Governo Lula representou um dos maiores saltos que a educação já teve e isso foi reconhecido pela comissão, afirmou Newton Lima.

Jandira destacou que durante os dois mandatos de Lula, o orçamento da educação mais do que triplicou, saltando de R$17 bilhões, em 2003, para R$65 bilhões, em 2010. E ainda, como melhoria na área de educação, o Governo Lula criou o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), de caráter estruturante, com metas e sistema de avaliação dos resultados. Também institui 54 programas para fortalecer o sistema educacional público.

Segundo Jandira Feghali, essas medidas permitiram a redução das desigualdades sociais e regionais na educação, ampliando a formação de professores e melhorando a qualidade do ensino.

A premiação ocorrerá no dia 11 de dezembro, durante sessão solene da Câmara dos Deputados.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Jandira Feghali