Presidente do PCdoB-CE recebe homenagem na Câmara dos Deputados

O presidente do PCdoB do ceará, Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas, é um dos agraciados com a Medalha do Mérito Legislativo, a mais alta comenda concedida pela Câmara dos Deputados. Carlos Augusto Diógenes estará ao lado de outros 39 personalidades de todo o país, de destaque em vários setores, na solenidade de entrega da medalha, nesta quarta-feira (21), às 15 horas, no Salão Negro da Câmara dos Deputados.

Presidente do PCdoB-CE recebe homenagem na Câmara dos Deputados

A Medalha Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados se destina a homenagear personalidades, brasileiras ou estrangeiras, que realizaram ou realizam serviço de relevância para a sociedade seja na esfera científica, política, cultural, religiosa, ou qualquer pessoa que em certo momento da história do País realizou trabalho que teve repercussão e recebeu a admiração do povo brasileiro. A medalha é entregue uma vez por ano pelo presidente da Câmara, em solenidade que reúne parlamentares, convidados e familiares dos agraciados.

Aos 68 anos, o presidente do Comitê Estadual do PCdoB no Ceará receberá a medalha após ter sido indicado pela bancada federal do partido, atendendo a sugestão feita pelo deputado federal João Ananias (PCdoB-CE). Patinhas, que nasceu em Jaguaribe, mas cedo se mudou para estudar em Fortaleza, é engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e se filiou ao PCdoB ainda nos anos 1960. Participou da resistência à ditadura militar, vivendo de 1968 a 1979 na clandestinidade. Por seu trabalho em defesa de uma sociedade mais justa e igualitária, Patinhas conquistou respeito e admiração não apenas no PCdoB, mas também por lideranças e forças políticas progressistas do Ceará.

Para o deputado federal João Ananias, pela sua história de luta, a indicação de Patinhas é mais que merecida. “Ele tem dedicado toda a sua vida em prol de uma causa justa, que é a causa do povo, pela melhoria da qualidade vida, luta pela igualdade, ideário do PCdoB, partido dirigido tão bem por ele durante anos”, destacou.

O deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) concorda com a homenagem. "Além de um grande defensor dos ideais do partido, Patinhas é uma referência para todos que lutam por uma sociedade mais justa. Ele vem dedicado sua vida a essa luta, há muito tempo, e esse reconhecimento por parte da Câmara dos Deputados é mais do que justo, diante de tantas contribuições que ele prestou e continua prestando ao Ceará e ao Brasil", afirma Lopes.

Patinhas: "Homenagem ao PCdoB"

Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas, manifestou surpresa por receber a honraria com a qual também serão agraciadas personalidades como o ex-ministro da Educação e prefeito eleito de São Paulo Fernando Haddad e a ginasta Daiane dos Santos.

"Recebi com muita surpresa a notícia, transmitida pela deputada Luciana Santos, vice-presidente do PCdoB e a líder da bancada do partido. É uma homenagem que me sensibiliza muito, até porque, dentro do PCdoB, há muitos outros companheiros muito mais merecedores dessa homenagem do que eu. Então, recebo como uma homenagem ao partido como um todo", afirma.

"Dedico essa homenagem à direção nacional do PCdoB e à militância que, ao longo desses 90 anos, busca a construção de uma nova sociedade. Uma militância que tem dado provas de muita dedicação em momentos importantes da história brasileira, como na resistência durante o Estado Novo, ao longo da ditadura militar, na luta pela Anistia, pelas Diretas, na campanha para a eleição de Lula e o início de um novo ciclo popular, agora continuado com a presidente Dilma", acrescenta Patinhas.

"Acredito que a bancada do PCdoB tenha escolhido meu nome por ter essa trajetória de luta, junto com a militância do partido. E é a essa militância que dedico essa homenagem, porque o mérito está justamente no trabalho coletivo, na luta pela transformação da sociedade, que continua até os dias de hoje, para que o Brasil encontre um processo de desenvolvimento com justiça social", complementa o homenageado.

De Fortaleza
Dalwton Moura