Homenagem a Zumbi marca o Dia da Consciência Negra na Bahia

Baianas, povos de santo, representantes dos movimentos negro, de mulheres e sindicais foram responsáveis pela quarta lavagem simbólica da estátua de Zumbi dos Palmares, instalada na praça da Sé, centro de Salvador. Realizada nesta terça-feira (20/11), Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, o ato marca a luta pela reparação e igualdade entre negros e brancos.

De acordo com Jerônimo Silva, membro da Unegro (União de Negros pela Igualdade), a estátua foi uma reivindicação do movimento negro e a escolha do artista vencedor, através de edital, contou com a opinião do movimento. “Zumbi é o símbolo dos negros, é o líder dos oprimidos. Em 1995, ele se tornou herói nacional e hoje consta nos livros de História do Brasil. É muito importante para Salvador, uma cidade negra, ter um símbolo como este exposto em praça pública.”

A vereadora de Salvador, Aladilce Souza (PCdoB), acredita que a homenagem a memória de Zumbi dos Palmares fortalece a luta por uma sociedade justa, democrática e livre de preconceitos. Já o presidente do Comitê Municipal do PCdoB em Salvador, Geraldo Galindo, informou que hoje é uma data de referência para aqueles que lutam contra o racismo e que o PCdoB faz questão em participar e organizar atos com esta conotação.

Adílson Araújo, presidente da CTB Bahia (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), informou que este é o quarto ano da lavagem, realizada pela Unegro, ABAM (Associação das Baianas de Acarajé e Mingau da Bahia), CEN (Coletivo de Entidades Negras) e Instituto Quilombista em parceria com a CTB.

Para o dirigente sindical, o 20 de novembro é quando o movimento social ganha as ruas no sentido de conscientizar a sociedade e permitir uma reflexão sobre o contexto histórico de uma nação que é marcada pelo racismo e preconceito. “Os dados das pesquisas do Dieese mostram a disparidade existente entre negros e brancos, principalmente no mercado de trabalho onde os negros recebem 30% menos que os brancos.”

Presente na lavagem, a turista de Trinidad e Tobago, Juliana Ramkisson, afirmou que está de férias em Salvador e participou de várias atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a exemplo da I Encontro das Culturas Negras, realizado na semana passada. “Vim comemorar meu aniversário em Salvador e recebi de ‘presente’ todos esses eventos. A lavagem da estátua tem uma simbologia muito forte não só para os brasileiros. Conheço a história da vida e luta de Zumbi e tenho muito orgulho em ser negra”, afirmou.

O vereador eleito pelo PCdoB, Everaldo Augusto, disse que a lavagem renova e reafirma a luta pela igualdade e contra todas as formas de discriminação. O ato contou ainda com as presenças de representantes de vários sindicatos, terreiros, movimentos sociais, entre os quais, a UBM (União Brasileira de Mulheres) e o Fórum de Mulheres Negras.

Estátua

Feita de bronze, a estátua em homenagem a Zumbi dos Palmares foi inaugurada em 30 de maio de 2008. Nela, está escrito que “Zumbi dos Palmares foi o líder da primeira experiência democrática do país” e que “O monumento é o símbolo da resistência do povo negro brasileiro e a materialização da memória de lutas e conquistas pelo exercício da liberdade no fortalecimento pela consciência negra.”

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro