Unegro: "Data nasce com o protagonismo do movimento negro"

Refletir sobre a importância da cultura e da história do negro no Brasil. Esse é o significadodo 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Em entrevista à Rádio Vermelho, Edson França, presidente da União de Negros e Negras Pela Igualdade (Unegro), ressaltou que a data surgiu como fruto da luta do movimento negro. "O 20 de novembro nasce com o protagonismo do movimento social negro", declarou.

O feriado, que é facultativo para municípios e estados brasileiros, foi criado nesta data para homenagear Zumbi dos Palmares. Foi em 20 de novembro de 1695 que morreu o líder negro, símbolo da resistência à escravidão.

"O Dia da Consciência Negra significa o coroamento de uma luta coletiva contra a escravidão e pela liberdade. Tem um simbolismo muito grande, muito importante", afirmou Edson França, também historiador.

Para ele, "o Brasil deve essa homenagem à população negra". "Esses movimentos simbólicos são fundamentais para a construção da unidade, da identidade do povo brasileiro."

Edson destacou os eventos organizados pelo movimento negro e pelo governo brasileiro, como a nona edição da marcha da consciência negra em diversas cidades. Além disso, explicou qual a importância da data.

Com relação às críticas que o feriado recebe de algumas pessoas que insistem em não reconhecer sua importância, Edson rebate afirmando que é preciso discutir todos os outros feriados, não somente o porquê de Zumbi.

O Dia da Consciência Negra é um feriado facultativo. Ou seja, cabem aos estados e municípios decidirem se oficializam o feriado na data que lembra o dia da morte de Zumbi dos Palmares. A cada ano, aumenta o número de cidades que decidem paralisar os serviços públicos na data.

Em 2012, dados da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) apontam que mais de 1000 cidades no Brasil terão feriado no dia 20 de novembro. Em 2011, esse número chegava a, aproximadamente, 780.

Deborah Moreira
Da Redação do Vermelho

Confira a íntegra da entrevista: