Ricardo Abreu: 14° Encontro reforça a luta contra o imperialismo

"Os comunistas estão unidos contra o imperialismo e pela paz", esse foi o tom dado por Ricardo Alemão Abreu, secretário Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil, ao falar sobre a participação do Partido no 14º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, que será realizado em novembro em Beirute, Líbano.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

Em participação no programa Destaques do Vermelho, o dirigente falou sobre a importância da realização do evento que terá como tema central o "combate contra a escalada agressiva do imperialismo, pelos direitos dos povos, por conquistas nos planos político, econômico e social, assim como a luta pelo socialismo como alternativa de fundo para a profunda crise sistêmica e estrutural do capitalismo".

Ouça na Rádio Vermelho

Partidos Comunistas preparam 14º Encontro Internacional

Alemão também falou sobre a importância do internacionalismo proletário na atualidade e objetivo do encontro. "O eventos será uma oportunidade para o intercâmbio de experiências. O PCdoB leva para esse encontro uma análise da realidade brasileira, um raio-X do governo Dilma, uma análise sobre a conjuntura na América Latina e no Caribe, a nossa posição frente a questões como a investida imperialista no Oriente Médio e a luta pelo socialismo na atualidade”, externou o secretário.

Segundo ele, o 14.º Encontro se converte em uma oportunidade ímpar para discutir a situação que os povos do mundo enfrentam diante desta poderosa e multifacetada ofensiva do imperialismo. "Será um momento para se debruçar sobre a profunda crise do capitalismo e as contradições do sistema. Um momento também para refletir sobre o fortalecimento das lutas dos povos contra o imperialismo".

Ele lembra que o encontro dos partidos comunistas e operários é o mais importante evento do movimento comunista internacional e é realizado a cada ano desde 1998. "É a oportunidade que os partidos têm para promover a convergência de opiniões e propostas de ação num quadro político e econômico em que se torna cada vez mais indispensável sua intervenção política e social para defender os interesses dos trabalhadores".

Causa Palestina

Sobre aos ataques à palestina, Alemão destacou que “a investida israelense é criminosa e empreende uma verdadeira carnificina sobre o povo palestino”. Segundo ele, “o povo palestino luta para ter seu Estado, uma Estado independente e soberano, luta contra um Estado que possui uma política terrorista”.

Ricardo Abreu reafirmou a solidariedade do PCdoB ao povo palestino. “Somos contra a política sionista, somos contra a política terrorista de Estado. Defendemos a paz e a convivência harmoniosa entre Palestina e Israel. Defendemos o direito da Palestina e somos contra todos que se opõem a esse direito. Defendemos as resoluções aprovadas na ONU [Organização das Nações Unidas] e que estão sendo rasgadas pelo Estado de Israel, com o apoio dos Estados Unidos da América”, enfatizou.

Agressão à Síria

Sobre a agressão à Síria, o dirigente explicou que cada vez fica mais claro se tratar de uma agressão de potências estrangeiras. Ele reconhece que o governo sírio possui suas contradições, mas destaca que o atual governo propõe união nacional e a paz, além de diversas mudanças.

“O imperialismo estadunidense não aceita o novo desenho do Oriente Médio. Mas o povo sírio entende seu papel, inclusive a oposição ao atual governo sírio entendeu a luta e declarou apoio do atual governo contra as investidas imperialistas. O povo sírio está unido hoje, em sua enorme maioria, contra o imperialismo e pela soberania de sua nação. Àquele povo entende que pra se avançar em reformas sociais e democrática é preciso ter uma país inteiro, soberano e em paz”, explicou Alemão

Ouça a íntegra da entrevista: