Dia da Consciência Negra já é comemorado no DF

Alegria e pluralidade. São as palavras que melhor definem o primeiro dia das comemorações do mês da consciência negra. Com a presença de aproximadamente 1.500 pessoas, o evento marcou o 1º Encontro Umbandista, em homenagem ao Dia da Ubanda, comemorado no dia 15 de novembro.

Dia da Consciência Negra já é comemorado no DF

Para o diretor de políticas públicas da Federação de Umbanda e Candomblé, Michel Felix, o encontro representa um marco na luta pela desigualdade racial. ”A religiosidade afrodescendente está diretamente ligada à trajetória dos negros em nosso país. Tudo o que é falado a respeito dos negros vem do “terreiro”. Sem dúvida, é a religião mais genuinamente afrobrasileira”.

A diretora de cultura da Federação compartilha a mesma opinião. “Nós trabalhamos em prol da luta contra o preconceito. Sofremos discriminação por todos os lados, tanto pela religião quanto pela nossa raça”.

Sobre o Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é celebrado no dia 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Personagem histórico que representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Zumbi morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. A data representa um momento de conscientização e reflexão sobre a importância povo africano na formação da cultura do país.

Segundo o secretário da Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal (Sepir), Viridiano Custódeo de Brito, o objetivo é erradicar definitivamente o racismo no país. Para isso, a entidade criou o “Disque Racismo”, que será lançado em março do próximo ano. “A medida prevê que a vítima de racismo ou qualquer pessoa que presencie o fato realize a denúncia. Sem dúvida, é uma grande vitória no combate a essa prática criminosa”.

O secretário também falou sobre as principais ações previstas para 2013. “Iremos fazer o mapeamento da comunidade de terreiros, daremos continuidade a proposta de cotas para concursos públicos e buscaremos a implementação da lei nº 10.639 na grade curricular do ensino fundamental e médio”.

Pela primeira vez número de negros no país supera o de brancos

Segundo estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), existem cerca de 97 milhões de pessoas se declararam negras (pretas ou pardas), contra 91 milhões de brancos. A pesquisa mostra que o número de brasileiros negros teve um crescimento de 2,5% na última década.

Em comparação com o Censo realizado em 2000, o percentual de pardos subiu de 38,5% para 43,1% (82 milhões de pessoas) em 2010. A proporção de negros também teve aumento de 6,2% para 7,6% (15 milhões) no mesmo período.