Sessão da ALERS homenageia o Dia Estadual da Consciência Negra

Na próxima quarta-feira (21), a Assembleia Legislativa realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia Estadual da Consciência Negra, data comemorada em 20 de novembro e que marca os 317 anos da morte do líder Zumbi dos Palmares. A criação da semana no Legislativo e o prêmio Zumbi dos Palmares são iniciativas do líder do PCdoB na ALERS, deputado Raul Carrion.

Na cerimônia, serão entregues a Medalha Zumbi dos Palmares e o Troféu Deputado Carlos Santos. A sessão ocorre no Plenário 20 de Setembro, a partir das 14 horas. A atividade integra a Semana da Consciência Negra da ALRS, composta de uma série de atividades culturais. Todos os eventos têm entrada franca. A programação oficial, que começou neno dia 14 segue até a 21 de novembro. O tema deste ano é “A Educação como Instrumento de Liberdade”.

Troféu

O Troféu Deputado Carlos Santos é um reconhecimento ao trabalho de personalidades e entidades que atuam em prol da valorização da comunidade negra, em cinco áreas: assistência social, cultura, educação, empreendedorismo e políticas sociais.

Fundada em 1991 por Hilel Silberfarb, brasileiro naturalizado de origem judaica e sobrevivente dos campos de concentração nazistas, a Casa Espírita Cantinho Sagrado será contemplada na categoria assistência social. A entidade atende 120 mil pessoas por ano e se mantém com suporte do atual diretor, Sr. Benomy Silberfarb, além da colaboração voluntária dos trabalhadores da casa e doações do público.

Na categoria cultura, será agraciada a coordenadora do Acampamento Afro de São Lourenço, Vera Lúcia Rodrigues Duarte. Neste ano, o local recebeu mais de quatro mil pessoas durante seus eventos. Vera se estabeleceu há doze anos na metade sul do Estado, onde se encontram diversas comunidades quilombolas, movimentos negros, de mulheres e de indígenas.

O antropólogo e jornalista Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Junior será premiado na categoria educação. Pesquisador da cultura afro-brasileira, o porto-alegrense é especializado em laudos antropológicos, a fim de garantir direitos sociais e culturais, sobretudo em torno de aspectos históricos relativos às comunidades quilombolas, como Limoeiro (Palmares do Sul), Palmas (Bagé) e Rincão dos Martimianos.

O empresário, músico, produtor musical e publicitário Jorge Antonio Alves Vieira será agraciado na categoria empreendedorismo. Nascido em Pelotas (RS), Jorge foi responsável, juntamente com outros jovens, no final da década de 70, por desfiles históricos de blocos carnavalescos que participou e ajudou a organizar. Sempre participa de eventos relacionados ao carnaval de rua de Pelotas, mesmo já morando em Porto Alegre, onde reside desde 1983.

Na categoria políticas sociais, será agraciado o oficial R1 do Exército Brasileiro, Luiz Cláudio Gonçalves. Ele realizou várias ações de filantropia e caridade, atuando como presidente de entidades da sociedade civil, tais como o Conselho do Banco de Alimentos de Canoas/RS, Lions Clube Canoas Centro, Sociedade Cultural e Beneficente Castro Alves – Canoas, entre outras.

Medalha

Já, a Medalha Zumbi dos Palmares é concedida anualmente pela Assembleia Legislativa a entidades e personalidades atuantes nas áreas cultural, social, política, esportiva e religiosa. Os agraciados foram escolhidos por uma comissão julgadora formada por cinco representantes de reconhecida atuação em prol da comunidade negra.

Na área cultural, será agraciado o Piquete Lanceiros Negros Contemporâneos. A instituição, fundada em setembro de 2003, atua pela cultura afro-brasileira, realizando, entre outras atividades, a Cavalgada da Consciência Negra que, há dez anos, percorre lugares marcados e identificados pela história do negro em Porto Alegre.

Na área social, será reconhecido o trabalho prestado pelo Museu Treze de Maio que, além de abrigar diversas atividades culturais em seu interior, também propicia estágios acadêmicos, oficinas com alunos das escolas municipais e estaduais, debates e encontro de estudantes negros, cotistas, da Universidade Federal de Santa Maria.

O senador Paulo Paim (PT/RS) será agraciado na área política, por ações e posicionamentos que atestam seu comprometimento com a classe trabalhadora em geral e, em especial, às temáticas que envolvem as reparações sociais, políticas e culturais da comunidade negra gaúcha e brasileira.

Na área religiosa, será contemplada a Ialorixá Nilza de Iemanjá, que fundou seu Terreiro em 1972. Além de oferecer proteção a pessoas carentes, Nilza participa de vários congressos sobre etnia e religião afro-brasileira.

Fundado em 2005 pelo historiador Oliveira Silveira e por Evandoir Carvalho dos Santos, o Grupo da Canela Preta será agraciado na área esportiva. O grupo, que desenvolve suas atividades na sede do Esporte Clube Vila Nova (Campo do Periquito), incentiva a prática do esporte a jovens da região.

*Com informações de Luiz Carlos Barbosa – MTB 5667