Atividades marcam comemoração do Novembro Negro

De segunda-feira (19/11) até 06 de dezembro, a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça, realiza uma série de atividades envolvendo os servidores em comemoração ao Novembro Negro. As ações fazem alusão ao dia 20 de novembro, data em que é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem a Zumbi, símbolo da resistência negra no Brasil.

Entre as atividades do Novembro Negro, haverá exposições fotográficas, apresentações artísticas e palestras abordando na temática. As atividades visam a reflexão sobre as políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado e a proposta de continuidade deste projeto, na perspectiva de consolidar e aprofundar o enfrentamento das desigualdades raciais na Bahia.

Na segunda, serão realizadas as palestras Avanços, Conquistas e Desafios da População Negra na Sociedade Atual, ministrada por Darci Xavier da União de Negros pela Igualdade (Unegro) e Mulher, Jovem e Negra: Grandes são os Desafios, apresentada por Daniele Costa da União Brasileira das Mulheres (UBM). As atividades acontecem no Salão Azul da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), no Centro Administrativo da Bahia, às 14h30.

Ao longo dos anos, representações sociais como a Unegro e a UBM têm dialogado com o governo em busca de iniciativas que valorizem e ofereçam oportunidades aos negros, mulheres e minorias da sociedade. O Novembro Negro é considerado uma ótima oportunidade para dialogar com a população e lutar pela implementação de políticas públicas afirmativas.

PROGRAMAÇÃO

19 a 23/11

Exposição Fotográfica: Servidoras e Servidores Negras e Negros da Setre

Local: Térreo da Setre

20/11

Apresentação Musical com o violinista Mário Ulloa
Horário: A partir das 13h
Local: Térreo da Setre

26 a 30/11

Exposição Fotográfica: O Olhar dos Servidores sobre a Questão Racial
Local: Térreo da Setre

30 /11

Palestra: Racismo Institucional e Assédio Moral
Palestrante: Edelamare Melo, Procuradora Regional do Trabalho
Horário: 14h às 16h
Local: Unidade Central do SineBahia (Av. ACM – Iguatemi)

06/12

Mesa Redonda: Gênero Dentro da Arbitragem de Futebol na Perspectiva do Século XXI
Horário: 9h às 12h
Local: Salão Azul da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) – CAB

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro