Sem categoria

 Troféu Raça Negra 2012 !

 Troféu Raça Negra chega a décima edição fazendo retrospectiva dos avanços da comunidade negra.

Martin Luther King Jr

Ao completar uma década o evento irá realizar uma retrospectiva dos últimos 10 anos de sucesso do “Oscar” da Comunidade Negra e dos avanços da comunidade negra no Brasil e no mundo.

 

A memorável frase do ícone negro, um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, Martin Luther King, Jr., “I have a dream” é o tema do Troféu Raça Negra 2012. O lançamento, no dia 23 de outubro, na sede da Coca-Cola Brasil, no Rio de Janeiro, irá trazer ainda mais detalhes sobre a cerimônia de entrega das estatuetas.

 

Bernice King, a filha mais nova do líder do Movimento dos Direitos Civis, Martin Luther King Jr. é uma palestrante motivacional, advogada licenciada e ministra ordenada. Graduou-se Spelman College com uma licenciatura em psicologia. Uma das herdeiras do legado de Luther King, Bernice irá representar o pai em uma homenagem póstuma a ser realizada na cerimônia do Troféu Raça Negra, quando o evento chega ao marco de dez anos de existência.

 

Pelo que representa o Troféu Raça Negra tornou-se o maior evento da negritude no Brasil, com reconhecimento internacional a ponto de chamar a atenção de pessoas engajadas como Bernice, que não só participará da solenidade de entrega das estatuetas, mas também irá conhecer de perto o campus da Faculdade Zumbi dos Palmares, no dia em que se comemora a Consciência Negra, dia 20 de novembro.

 

Como no ano passado o Hip Hop estara presente abrilhantando a festa do “Oscar Negro” mas, este ano a luta do MHH também estara sendo homenageado atravez de um dos seus representantes, Pedro Paulo Soares Pereira o Mano Brown lider do grupo de rap “Racionais MC´s”.

 

O Racionais MC’s são indubitavelmente um dos maiores grupos de rap do Brasil e a postura aguerrida e contundente das opiniões de Mano Brown marcam a explosão do rap nacional nos anos 90 e início da década seguinte. O grupo sempre abordou a realidade das periferias urbanas de São Paulo, adotando um tom politizado ao tratar de temas como a violência policial, preconceito racial, criminalidade e miséria.

 

No último clipe “Mil Faces de um Homem Leal (Marighella)”, que foi gravado na Ocupação Mauá, conjunto habitacional onde moram centenas de famílias, considerado o “Novo Pinheirinho”, o grupo retrata a postura de Marighella durante a ditadura no Brasil.

Recentemente o grupo fez o show de encerramento do VMB 2012, da MTV, cujo foi ganhador do prêmio de "Melhor clipe".

 

Esta grande festa acontecera no dia 19 de Novembro, na sala “São Paulo” na capital paulista.

 

Alguns dos convidados já confirmados :

 

Antonio Pitanga, Bernice King – filha de Martin Luther  King, Benedita da Silva , Cacau Protasio, Carlinhos Brown, Deo Garcez, Dulcinéia Novaes, Elisa Lucinda, Erico Bras, Fabiana Cozza, Flavia Santana, Gloria Maria, Jair Rodrigues, Josanna Vaz, Luis Melodia, Marcelo Mello Jr, Margareth Menezes, Martinho da Vila, Neguinho da Beija Flor, Paula Lima, Robson Caetano, Rosa Maria Colin, Sandra de Sá, Vanessa Jackson, Max B.O, Projota, Kamau, Rashid, Racionais MC´s, Tony Garrido, Terra Preta, Lincoln Tornado.

 

“I have a dream”, pelos sonhos já concretizados e pelos que ainda estão no imaginário daqueles que idealizam um mundo que privilegie a equidade.