Plenária reafirma diálogo permanente com população de São Luís

 

Na primeira plenária para discutir os resultados das eleições 2012, o PCdoB comemorou o bom desempenho nas urnas em todo o Maranhão. Reunindo vereadores eleitos, suplentes, dirigentes e a militância partidária, a plenária também reiterou o apoio a Edivaldo Holanda Júnior (PTC), prefeito eleito de São Luís.

Partido integrante da coligação “Muda São Luís”, que deu sustentação à vitória de Edivaldo nas eleições em outubro de 2012 e reuniu também o PDST e o PSB, o PCdoB definiu que manterá a posição de lutas em prol da população de São Luís. A realização de plenárias ao longo do ano e a instalação de comitês distritais em diferentes bairros de São Luís.

A intenção é fortalecer ainda mais o PCdoB na cidade de São Luís e continuar dialogando com a cidade, conhecendo seus problemas e ajudando o prefeito eleito a resolvê-los.

“Vencemos a eleição contra duas máquinas poderosas, a do estado e da prefeitura, a boataria, factoides. Ajudando a resolver os problemas da cidade, que são muitos, e dialogando com a população, construiremos um governo democrático, baseado em critérios programáticos bem definidos,” afirmou o presidente municipal do PCdoB e coordenador geral da campanha de Edivaldo Holanda Júnior, Márcio Jerry.

Rose Sales, vereadora reeleita pelo PCdoB, apontou que uma das principais lutas a partir de agora é a articulação de forças para fazer um governo de coalisão. Já o vereador Professor Lisboa assinalou que a prioridade é reconstruir a cidade.

Avaliação interna

Os membros do PCdoB aproveitaram a reunião para avaliar os rumos que o partido tomará a partir da vitória de Edivaldo Holanda Júnior. Dirigentes do partido reafirmaram a importância da vitória em São Luís como uma marca de que a vitória nas eleições corresponde à vontade popular, mesmo contra o abuso de poder político e econômico.

Gerson Pinheiro, membro da Comissão Política Nacional do PCdoB, destacou que a vitória na capital maranhense significou um avanço nacional para o partido, que se consolida como uma sigla defensora das lutas legítimas da população. “Nossa vitória foi uma das mais festejadas de todo o Brasil e foi considerado um grande passo dado pelo partido em busca de governos que representem a população,” disse.

A intensa discussão dos problemas da cidade dentro do partido também foi destaque na reunião. Entre os diversos militantes que frisaram a importância dos debates permanentes que acontecem internamente ao PCdoB, o deputado estadual Rubens Pereira Júnior assinalou que o crescimento do partido se deve à valorização da vida intrapartidária.

“A política tradicional não entende a existência de plenárias mesmo após a eleição. Partido lá só funciona em época de eleição. O que eles não conseguem compreender que o que construímos é algo muito maior, que passa necessariamente pela discussão interna e externa permanentemente,” afirmou.

Da Redação Vermelho / Maranhão