Lula Morais comemora avanços na educação pública do Ceará

O deputado estadual Lula Morais (PCdoB) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da última terça-feira (13/11), o avanço do ensino no Ceará na educação básica. O parlamentar comunista comemorou o desempenho das escolas cearenses no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, medido com ajuda da Prova Brasil, que avalia o aprendizado dos alunos em Matemática e Português.

Conforme os dados, em Matemática a média de proficiência cearense foi de 204,48, a maior entre os estados do Norte e do Nordeste, ressaltou Lula Morais. De acordo com ele, esse resultado se aproxima do nacional, de 209,63. O deputado lembrou ainda que o Ceará superou a meta do Ministério da Educação (MEC), que era de 4,1, e obteve 4,9. Em 2009, esse índice geral foi de 3,9.

Segundo o deputado, 81% dos alunos da Rede Pública Estadual encontram-se alfabetizados, enquanto antes do Programa de Alfabetização da Idade Certa esse índice era de apenas 40%. “É o resultado da mudança da metodologia de ensino e do acompanhamento do aluno e professor de forma direta”, acrescentou. O parlamentar ressaltou ainda o lançamento, este ano, do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa que teve como exemplo o programa desenvolvido no Ceará.

Lula Morais comemorou também a mudança nos extratos sociais brasileiros como reflexo da diminuição da desigualdade de renda apontadas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Segundo o estudo comentado pelo parlamentar, o Brasil conseguiu reduzir o índice de extrema pobreza de 11% em 2003, em cinco anos, para menos da metade.

De acordo com ele, a classe média no Brasil atualmente representa cerca de 52% da população, antes era apenas 38%, e a classe alta passou de 13% para 20%. Para Lula Morais, isso se deve aos programas de transferência de renda, aos investimentos na agricultura familiar e no aumento do salário mínimo. “ O Brasil caminha no passo certo, apostando mais na educação para elevar os índices econômicos e a qualidade de vida do nosso povo”, finalizou.

Áudio

Fonte: Agência de Notícias da AL