Alimentos saudáveis nas hortas escolares

Preparar o solo, plantar, colher e garantir melhor educação alimentar às crianças e adolescentes.

Todas essas ações são desenvolvidas nas hortas escolares, cultivadas em 65 unidades da rede pública de ensino do Distrito Federal. A iniciativa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, foi retomada na atual gestão para enriquecer o processo de ensino e incentivar a alimentação saudável nas escolas públicas do DF.

Segundo o presidente da Emater-DF, José Guilherme Leal, a produção das hortas é importante para a formação de hábitos alimentares saudáveis nos alunos. "O principal objetivo é que os professores possam usar as hortas de forma didática, para aproximar os jovens das plantações, além de produzir alimentos para as cantinas das escolas", afirmou Leal.

Um exemplo é a horta escolar desenvolvida desde maio no Centro de Ensino Maria do Rosário, em Ceilândia Norte. Tanto alunos quanto voluntários da comunidade se candidatam para ajudar na manutenção da horta. Da cebolinha ao alface, passando pelo jiló e pelo coentro, tudo o que é produzido na horta é utilizado na refeição dos estudantes.

Para o diretor da escola, James Mayner, a iniciativa aproxima os estudantes da natur eza e resgata noções de sustentabilidade nas escolas. "É importante mostrar aos jovens como é todo esse processo, desde o plantio do alimento até como ele chega à nossa mesa. Tudo dentro da noção da sustentabilidade verde", afirmou.

O estudante Gabriel Cordeiro, 14 anos, muitas vezes prefere deixar o recreio de lado para passar mais tempo na horta escolar. "É uma sensação muito boa plantar algo que mais tarde outras pessoas podem comer", disse. Já o autônomo Adelmo Serafim, pai de um aluno do Maria do Rosário, gostou tanto da ideia que se apresentou como voluntário para trabalhar na horta. "É um ótimo aprendizado, tanto para mim como para as crianças, que ficam mais informadas sobre como deve ser uma alimentação saudável."

Estímulo

A nutricionista Mariana Vilela, da Secretaria de Educação, ressalta que as hortas são, antes de tudo, uma atividade pedagógica. "A intenção não é apenas fornecer mais alimentos à escola. A horta é um instrumento para estimular hábitos alimentares saudáveis e também a formação pedagógica de cidadania."

Além das 65 hortas escolares no DF, sete hortas comunitárias cultivadas pela população, em parceria com as administrações regionais, estão disponíveis em locais públicos. A expectativa é que mais hortas, tanto comunitárias como escolares, sejam iniciadas no próximo ano.