Produção agrícola do DF só abastece 20% e terá incentivo

A grande maioria dos produtos agrícolas que abastece a mesa do brasiliense não é produzida no Distrito Federal.

Segundo dados estatísticos da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), dos produtos comercializados nas Centrais de Abastecimento (Ceasa), principal local para compra e venda de alimentos, apenas 20% são provenientes dos produtores locais.

Os 80% restantes vêm de outros estados, como Goiás, que segue em destaque, com 16,6%. Minas surge em seguida, com 15,7%; depois a Bahia (14%) e São Paulo (10,9%).

O DF possui produção variada, que chega a 1,5 milhão de toneladas de alimentos ao ano. No entanto, a quantidade está longe de ser suficiente para suprir a demanda local. Os principais cultivos são de grãos, como soja, milho, feijão, sorgo e trigo, que somam mais de 600 mil toneladas. Hortaliças somam quase 300 mil toneladas. A produção de pimentão tem destaque: são cerca de 20 mil toneladas por ano; e também de morango, com cinco mil toneladas ao ano.

Para incentivar a produção, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) destinou R$ 50 milhões em linha de crédito aos brasilienses, sendo metade para cada modalidade (custeio e investimento). A inciativa faz parte do Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013 do DF. As ações envolvem ainda serviços de assistência técnica e extensão rural e o fortalecimento das políticas para a juventude rural.

No entanto, há quem se sinta prejudicado com o atual cenário. Rogério Oliveira, produtor rural, comercializa apenas na Ceasa e se sente lesado pela grande porcentagem de produtos de outros estados. “Não recebo nenhum incentivo do governo. Minha produção é independente. E tantos comerciantes de fora acabam prejudicando nosso lucro”, revela.