Planetário móvel encanta estudantes

Um céu com infinitas estrelas projetado como poesia dentro de uma pequena câmara de ar.

Satélites como a lua, astros grandiosos como o sol, distantes milhões de anos-luz um do outro, dividindo o mesmo espaço dentro de um singelo semicírculo. Coisas praticamente impossíveis de acontecer são reais, dentro do planetário criado pelo professor Luís Edvar Cavalcante Filho, 40 anos.

Apaixonado por astronomia, há quatro anos o profissional dedicado às ciências naturais decidiu montar o espaço. O objetivo era fazer com que a ideia ganhasse vida antes da comemoração do Ano Internacional da Astronomia, celebrado em 2009. E assim ele o fez.

Fácil de montar e desmontar, o planetário do professor Luís tem uma peculiaridade: pode ser transportado para qualquer lugar e cabe em um carro de passeio. Todas as peças pesam no máximo 150 kg e ocupam o porta-malas e dois bancos do veículo. Para levantar o cenário — que mais parece uma grande barraca circular — é preciso um ventilador. O equipamento é responsável por inflar o planetário.

O ambiente tem capacidade para 40 crianças e é aberto por um zíper. Os espectadores precisam adentrar o planetário e se sentar no chão para poder assistir ao show de luzes na escuridão. Elas são disparadas por um cilindro especial como pequenos flashes e atingem um tecido metalizado para dar forma às imagens.