Santo Antonio e Jirau: melhores cndições de trabalho

Os trabalhadores das usinas hidrelétricas Santo Antônio e Jirau serão incluídos no Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção. Os termos de adesão das hidrelétricas serão firmados na tarde desta quarta-feira (7), em Santo Antônio, e amanhã, quinta-feira (8), em Jirau – ambas às margens do Rio Madeira, em Rondônia.

Os trabalhadores das usinas hidrelétricas Santo Antônio

O intuito do compromisso é dar mais proteção e melhores condições de trabalho aos funcionários. O ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, está no estado para as cerimônias de adesão. O Compromisso Nacional tem vigência até o final de 2014, prazo para a implementação das medidas que deverão beneficiar cerca de 26 mil trabalhadores. De acordo com os termos do compromisso, os representantes dos consórcios responsáveis pelas obras terão de se comprometer a definir etapas para conduzir a melhoria nas condições de trabalho.

A primeira medida será a instalação de uma comissão de representação sindical dos trabalhadores, para facilitar as negociações e a troca de informações entre patrões e empregados. Entre as entidades representativas que devem fazer parte da comissão estão a Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira (Conticom); o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Estado de Rondônia (Sticcero); o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bauru e Região (Siticom); a Central Única dos Trabalhadores (CUT); e o Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada – Infraestrutura (Sinicon).

O estabelecimento de diretrizes para qualificação dos trabalhadores e a orientação para recrutamento de novos funcionários também são medidas que fazem parte do compromisso.

Com informações da Agência Brasil