Debate sobre segurança de grandes eventos reúne 31 países  

Como andam os preparativos na área de segurança para os grandes eventos no Brasil? De que forma a experiência de cidades brasileiras e de outros países que sediaram ou irão sediar eventos de larga escala pode contribuir para essa preparação? Essas questões são o tema central da 1ª Conferência Internacional de Segurança para Grandes Eventos, que começa nesta quarta-feira (7), às 19 horas, em Brasília.

Debate sobre segurança de grandes eventos reúne 31 países

O evento contará com a presença dos ministros do Esporte, Aldo Rebelo, e da Justiça, José Eduardo Cardozo. Os dois ministros de Estado irão proferir palestras na solenidade de abertura. O ministro Aldo Rebelo falará sobre o tema “A preparação do Brasil para os grandes eventos desportivos”; e o ministro José Eduardo Cardozo abordará “A importância da cooperação internacional para a segurança de grandes eventos”. O secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Valdinho Jacinto Caetano, irá proferir a palestra de abertura.

O evento deverá reunir cerca de 350 profissionais e gestores de segurança pública de 31 países, além do Brasil, e de todas as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, além dos estados de Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pará, Santa Catarina e Sergipe.

Haverá a apresentação de experiências de segurança em grandes eventos, como a do estado do Rio de Janeiro, que será apresentada pelo subsecretário extraordinário de Grandes Eventos, da Secretaria de Estado de Segurança, Roberto Alzir Dias Chaves, que falará sobre “O Rio de Janeiro como palco dos grandes eventos no Brasil”.

Experiências internacionais

A expertise de outros países com segurança para grandes eventos também será apresentada. Da Inglaterra, "A experiência britânica nos Jogos Olímpicos de Paralímpicos 2012" será apresentada pelo oficial sênior da Polícia Metropolitana de Londres, Christopher John Allison.

A palestra "Grandes Eventos Esportivos: um desafio nacional de segurança" será apresentada pelo presidente da International Centre for Sport Security (ICCS), Mohamed Hanzab. O ICCS é uma organização sem fins lucrativos que mantém um centro internacional com sede em Doha, no Qatar, com atuação na área esportiva em segurança e risco, investigação, formação e aquisição de conhecimentos e integridade do esporte.

"A experiência canadense nas Olimpíadas de Inverno 2010" será apresentada pelo superintendente da Real Polícia Montada Canadense, Kevin de Bruyckere. Da Espanha, o chefe da brigada central de escoltas da unidade central de proteção – corpo nacional de polícia, Juan Francisco Espinazo Molina, mostrará "A experiência espanhola na Jornada Mundial da Juventude de 2011".

Gestores de segurança brasileiros que estão atuando nos preparativos para os grandes eventos também participarão como conferencistas. O titular da Secretaria Extraordinária para Grandes Eventos do Ministério de Justiça, Valdinho Caetano, abordará “A Estratégia da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos para a segurança da Copa do Mundo Fifa 2014”. O diretor de segurança do Comitê Organizador Local dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, Luiz Fernando Corrêa, apresentará "A segurança privada nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016”. O gerente-geral de Segurança do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo 2014, José Hilário Medeiros, mostrará "A Segurança dos Estádios durante a Copa do Mundo Fifa 2014”.

Ações criminosas

Para falar sobre o tema “O País sede como potencial alvo de ações criminosas", dois especialistas estrangeiros foram convidados. Dos Estados Unidos, o assessor de segurança do Departamento de Estado, David Nelson; e da Alemanha, o diretor da Polícia Federal e chefe da divisão de proteção a autoridades, Heinz-Werner Aping.

Além de mostrar casos na área de segurança de grandes eventos, a conferência abordará o que tem sido feito no Brasil até agora e o que os russos têm preparado para o Mundial de Futebol de 2018.

Do Brasil, Valdinho Caetano apresentará “Os Próximos Passos na Preparação Brasileira”. Também do Ministério da Justiça, o diretor de operações, Luiz Carlos de Carvalho Cruz, falará sobre “O Planejamento de operações para a Copa do Mundo 2014". Do Ministério da Defesa, o assessor especial de Grandes Eventos, Jamil Megid, apresentará “O Papel das Forças Armadas no Apoio à Segurança dos Grandes Eventos”. E da Rússia, o chefe do departamento jurídico do Ministério do Esporte, Vladimir Kariakin, mostrará "A preparação da Rússia para a Copa do Mundo 2018".

Da Redação em Brasília