Chuvas causam transtornos

Nos primeiros seis dias do mês de novembro o volume de chuva o Distrito Federal chegou a 81,5% do índice previsto para todo o mês, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Até esta terça-feira (6) choveu 188,3 mm. A previsão para o mês de novembro é de 231,1 mm.

A chuva de segunda feira no DF alcançou um volume de água de 57,1 milímetros (mm), superior à quantidade de chuva prevista para o interior da Paraíba até dezembro (50 mm).

O Corpo de Bombeiros recebeu mais de 20 chamadas de ocorrências de queda de árvore. A Defesa Civil registrou um alagamento de rua, mas estima que houve número maior. A falta de fornecimento de energia elétrica afetou cinco regiões: Vila Planalto, Lago Norte, Mangueiral, condomínios próximos à DF-140 e Lago Sul.

Segundo Inmet, as chuvas fazem parte do clima típico do Centro-Oeste, que registra pouca chuva em setembro, chuvas irregulares em outubro e temporais em novembro, dezembro e janeiro. Altas temperaturas são frequentes. Semana passada bateu o recorde do ano, com 33,7 graus Celsius.

Os prejuizos

A chuva voltou a causar transtornos à população do Distrito Federal. Árvores caídas, tesourinhas alagadas, casas destelhadas e apagões em vários pontos do Distrito Federal foram registrados no final da noite de ontem, por conta de um temporal.

Moradores de São Sebastião e do Jardim Botânico, segundo informações do Corpo de Bombeiros, ligaram, pedindo ajuda, porque a água da chuva invadiu as ruas, dificultando a passagem de veículos. Nenhuma casa foi atingida pela água.

No Lago Sul, duas árvores caíram, uma na QI 25, em frente a Petrobrás, e outra na QI 4. Houve interdição das ruas, mas, felizmente, ninguém ficou ferido. As tesourinhas das asas Sul e Norte ficaram alagadas, assustando os motoristas, como na 216 Norte, onde vários carros ficaram parcialmente submersos.

De acordo com a Companhia Energética de Brasília (CEB), as fortes chuvas também deixaram a Vila Planalto e parte do Lago Norte sem energia. Até o fechamento desta edição, à 0h10, faltava luz também no Hospital Anchieta, no Clube dos Fuzileiros Navais, na Academia de Tênis, no Mangueiral e nos condomínos às margens da DF-040.

Semana passada

Na última quarta-feira, uma forte chuva deixou também um rastro de prejuízos pelo DF. Uma escola pública ficou alagada no Gama. Foi preciso cancelar as aulas e retirar as crianças das salas de aula para evitar acidentes.

Além do estrago na escola, a chuva causou queda de energia em diversos pontos do Distrito Federal. Lago Sul, Taguatinga, Sobradinho, Asa Sul, São Sebastião ficaram sem luz. Na ocasião, a CEB recebeu mais de duas mil reclamações de consumidores que ficaram às escuras.