Sem categoria

Kerouac e Machado em HQ e a narrativa de João Pinheiro

"Narrativa Veloz e muita energia nas imagens", estes são alguns dos ingredinetes uitlizados por João Pinheiro em dois recentes trabalhos, On the Road, de Jack Kerouac, e o conto O Espelho, de Machado de Assis. Em participação no porgrma Ideias e Debates, da Rádio Vermelho, o autor explica como foi adaptar esses dois clássicos e a recepção dos mesmos pelo público.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo 


Ilustração do Livro Kerouac, de João Pinheiro

De acordo com o autor, "ambas as obras deram trabalho pois se trata de grandes autores que influenciaram gerações. Porém, seguno Pinheiro, a adaptação de On the Road demandou mais trabalho, pois trata-se de um autor norte americano. Ou seja, questões como idioma e peculiaridades culturais influenciam muito na hora da adaptação".


Ilustração do Livro O Espelho, de Machado de Assis em HQ.

Pinheiro destacou também a força da cultura do HQ – Histórias em Quadrinhos -, nos dias de hoje, que é considerada por muitos especialistas e 8° Arte no mundo. Para o autor a modernização e a popularização das Tecnologias da Informação e da Comunicação, as chamadas TIC, contribuem muito para este setor e facilita o acesso de setores antes excluídos do processo.

Ouça a entrevista na íntegra: