CPMI visita RJ para investigar violência contra mulheres

Nesta semana, integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga a violência contra a mulher estão no Rio de Janeiro, onde participam de diligências e audiências públicas para apurar denúncias de omissão do Poder Público.

Hoje, a CPMI promove visitas a locais que atendem as vítimas da violência. Às 10 horas, os parlamentares estarão na Casa Abrigo do Estado “Lar da Mulher”. Às 14h30, eles irão ao 3º Juizado da Violência doméstica e familiar contra mulher (Jacarepaguá) e, logo em seguida, às 18 horas, terão reunião com o Movimento de Mulheres (Cedim).

No Rio, a taxa de homicídios de mulheres é de 5,2 assassinatos para cada grupo de 100 mil, acima da média nacional, que é 4,4. A capital fluminense ocupa a 19ª colocação no ranking de violência contra o sexo feminino. Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e Manaus (AM) estão nos primeiros lugares, com índices acima de dez homicídios para cada 100 mil mulheres.

Para a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher do centro do Rio, Celia Silva Rosa, o maior desafio é tornar o serviço às vítimas mais ágil e eficaz. “O ideal é que haja mais promotorias e juizados para esse assunto e que os serviços sejam mais concentrados para que a mulher não tenha que repetir sua história e viver novamente aquela violência.” A delegada também defende a existência de um médico-legista em cada delegacia especializada para evitar que a vítima tenha que ir ao Instituto Médico Legal (IML), como ocorre hoje.

A comissão já esteve no Distrito Federal, em Pernambuco, em Minas Gerais, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, no Espírito Santo, em Alagoas, no Paraná, em São Paulo, na Bahia, na Paraíba e em Goiás. Nos dias 12 e 13, a CPMI irá a Mato Grosso do Sul, e nos dias 22 e 23, ao Amazonas.

O relatório, com o diagnóstico sobre o atendimento das mulheres vítimas de violência doméstica e sugestões de medidas para superar esses problemas, deve ser concluído em dezembro.

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara