Cartazes contam a luta contra a ditadura na América Latina

Será lançado nesta terça-feira (6), na Livraria Cultura da Avenida Paulista, em São Paulo, a partir das 19h, o livro Os Cartazes desta História, uma compilação de 300 manifestações visuais – cartazes, documentos e fotografias – contra regimes ditatoriais e violações dos direitos humanos em países da América Latina. A obra faz parte do projeto Resistir é Preciso, do Instituto Vladimir Herzog.


Arte criada com imagens de capas contidas no livro

O evento contará com a presença de Vladimir Sacchetta, que organizou os cartazes, e de  José Luiz Del Roio e Ricardo Carvalho, autores da obra, além de Ivo Herzog, diretor do Instituto.

A edição conta com um ensaio de Chico Homem de Melo, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e autor de artigos e livros sobre design gráfico.

A obra é divida em seis capítulos: Resistências, Anistia, Movimentos, Mulheres, Trabalhadores e Estudantes, Solidariedade e Mortos e Desaparecidos.

O que é o projeto Resistir é Preciso…?

Criado pelo istituto, o projeto tem como objetivo manter viva na memória dos brasileiros a luta da imprensa contra a ditadura, período em que inúmeros profissionais do meio jornalístico foram presos, torturados e assassinados. A obra segue os padrões do livro As Capas desta História (2011), patrocinado pelo BNDES, em que o destaque foram as publicações da imprensa alternativa e clandestina brasileira, produzidas por jornalistas (muitos deles exilados) entre 1964 e 1979. Integra também o projeto a coletânea de 12 DVDs Os Protagonistas desta História, patrocinada pela Petrobras, com depoimentos de 60 jornalistas e “fazedores de jornais” que vivenciaram e enfrentaram as dificuldades da época.

A publicação lançada hoje tem o patrocínio da Sabesp, por meio da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Lançamento: Os cartazes desta história
Quando: 6 de Novembro, terça-feira
Horário: a partir das 19h
Onde: Livraria Cultura – Avenida Paulista, 2073, São Paulo (SP)

                                                                                                             divulgação Instituto Vladimir Herzog

Da redação