Isaac toma medidas para conter gastos na Prefeitura de Juazeiro

O prefeito Isaac Carvalho (PCdoB), do município de Juazeiro, no Norte da Bahia, decretou estado de emergência financeira na cidade, pela diminuição da receita, e já anunciou diversas medidas para conter os gastos da Prefeitura. Entre as ações adotadas, está a diminuição em 30% do salário dele, dos secretários municipais e dos comissionados.

Segundo Isaac, a decisão foi motivada por uma crescente redução dos repasses federais para Juazeiro, principalmente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que representa uma parcela importante da receita. Com os cortes, espera-se obter R$ 5 milhões nos cofres do município, que servirão para pagar as despesas da Prefeitura.

“A diminuição tem gerado a instabilidade administrativa, o que promove a necessidade de re-planejamento de cronograma administrativo-financeiro para cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal”, justificou o comunista, após o anúncio.

Além do decreto, o prefeito criou, ainda, uma comissão formada pelos secretários de Finanças e Administração, pelo Procurador-Geral e pela Controladoria do Município, que pretende elaborar, em um prazo de 60 dias, uma proposta de ajuste das finanças e orçamento públicos.

Deverão estar inclusos na lista de cortes, também, os gastos da Prefeitura com água, energia e prestação de serviços. A redução esperada desses itens é de pelo menos 25%.

De Salvador
Erikson Walla