GDF é modelo de atendimento à mulher

O governador Agnelo Queiroz e a secretária da Mulher, Olgamir Amancia, receberam, na semana que passou, representantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Violência Contra a Mulher.

GDF é modelo de atendimento à mulher

O grupo visitou as unidades públicas que prestam atendimento às mulheres vítimas de agressões. As parlamentares ficaram satisfeitas com a estrutura encontrada. “É um modelo paradigmático”, ressaltou a deputada Marina Santanna (PT-GO), ao descrever o atendimento oferecido pelo GDF. “É superior a outros lugares, em relação ao preparo da equipe e aos investimentos do GDF”, acrescentou, parabenizando o governador.

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) concordou: “Fizemos uma avaliação muito positiva, completamente diferente à do Entorno. Aqui no DF, o divisor de águas foi a criação da Secretaria da Mulher, que resultou no novo modelo da Delegacia da Mulher e na recuperação da estrutura do Instituto Médico Legal, que realiza exames de corpo de delito e identifica agressores por meio de exames de DNA”.

As parlamentares visitaram a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher. “É muita coisa realizada em um período tão curto. A Secretaria da Mulher foi criada neste governo, então não tem nem dois anos”, disse a senadora Ana Rita (ES). Agnelo explicou que as políticas voltadas para as mulheres integram várias estruturas do GDF e da União.

Políticas direcionadas ao público feminino

O governo local também conta com outras políticas públicas com foco na população feminina, apontadas pelo governador durante a reunião. Entre elas está a ampliação do Comitê Intersetorial de Mulheres, que incluiu mais representantes das lutas femininas. O governador mencionou, ainda, a aquisição da segunda Unidade Móvel de Saúde da Mulher. A primeira realizou mais de 20 mil exames em oito meses.