Festival reúne milhares de jovens na Esplanada

O Green Move Festival, evento que estimula a sustentabilidade, reuniu 35 mil pessoas ao longo deste domingo na Esplanada dos Ministérios.

O dia foi repleto de ações ligadas à temática e terminou com shows de artistas consagrados da música brasileira, como Rita Lee, Titãs e Jota Quest. O evento é uma promoção conjunta da U.Piano Entretenimento e dos Diários Associados, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal (Semarh).

Logo cedo, por volta das 9h, a ONG Rodas da Paz deu início à programação do evento com um passeio ciclístico que saiu do gramado da Esplanada e seguiu até a Praça dos Três Poderes. Em seguida, o local foi tomado por oficinas, palestras, gincanas e ações em prol do meio ambiente, como plantio de árvores, recolhimento de lixo em parques e áreas preservadas e até a quebra de gaiolas apreendidas com animais silvestres, realizada pela Semarh para simbolizar a libertação da fauna em situação irregular.

Por volta das 17h, o grupo de percussão Patubatê inaugurou o palco do Green Move em uma apresentação que reuniu, aproximadamente, 20 participantes de uma oficina de percussão com sucata, formada por assinantes e leitores do Correio Braziliense. Em seguida, deu início a uma maratona de shows.

O governador Agnelo Queiroz marcou presença no Green Move Festival, acompanhado da primeira-dama Ilza Queiroz. Agnelo ressaltou a importância de eventos como esse para conscientizar a população do DF sobre a relevância de cuidar do meio ambiente. “Essa mobilização nos ajuda a proteger nossas águas, nossa natureza e a melhorar a qualidade de vida no DF”, comentou o petista enquanto a banda Jota Quest ainda animava o público presente.

Rita Lee subiu ao palco por volta das 17h50 e mostrou porque é uma das artistas mais polêmicas do rock brasileiro. Depois de cantar “Lança perfume”, a cantora ficou de costas para o público, baixou as calças e fez bundalelê para o delírio da plateia, que gritou “Rita, eu te amo”.

Quase ao final do show, depois de cantar músicas como Vírus do Amor, Saúde, As loucas, Reza, Doce vampiro e Ovelha negra, Rita ouviu os apelos do público e se pôs a falar do Mensalão. “Joaquim Barbosa poderia ser o presidente da República. Eu adoro o Brasil, a gente é um país muito louco, que é grande, mas é uma aldeia. Saí da toca só por causa de Brasília e do Green Move Festival. Nada melhor que um festival grátis, festiva l bacana.”

Titãs e Jota Quest

Às 19h30, foi a vez dos Titãs subirem ao palco e agitarem a plateia. Ao contrário da rainha do rock, a banda não falou sobre política, apenas enfatizou os "30 anos de banda, 30 anos de rock e 30 anos de estrada". Durante toda a apresentação, eles tiveram o público do seu lado. Pessoas de diferentes gerações fizeram coro na maioria das músicas. Mesmo os mais jovens. Polícia, Bichos escrotos, Televisão e Marvin são as canções que fecharam o show de cerca de uma hora e meia.

O encerramento ficou com o Jota Quest, que manteve a animação do público de, aproximadamente, 35 mil pessoas. A banda mineira, que está na estrada com a turnê Folia & Caos comemorativa dos 15 anos de carreira, entrou no clima de sustentabilidade do evento ao levar para o palco amplificadores movidos a energia solar. O repertório foi recheado de novas canções e grandes hits do grupo, como Na moral, Dias melhores, Encontrar alguém, Só hoje e Amor maior. O auge do show foi quando Rogério Flausino entoou o coro de Ainda é cedo, do Legião Urbana.