Estatuto de Segurança: Procon fiscaliza agências bancárias

Um total de 16 fiscais da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon Fortaleza) esteve na última semana atuando em 14 agências bancárias para verificar o cumprimento das normas determinadas pela lei.

A fiscalização foi determinada pelo secretário do órgão, João Ricardo Vieira, com o intuito de dar efetivo cumprimento ao estatuto da segurança bancária, lei recentemente aprovada pela Câmara Municipal de Fortaleza. Esta lei contém normas de segurança favoráveis aos consumidores na sua proteção quando estiverem nas dependências dos estabelecimentos bancários.

Os fiscais foram distribuídos em seis bairros: Centro, Montese, Aldeota, São Gerardo, Meireles e Parangaba. O relatório final das notificações constata que em todas as agências fiscalizadas tinham irregularidades. O prazo estabelecido para a regulamentação foi de 10 dias corridos.

Segundo João Ricardo, essa foi mais uma iniciativa do órgão de atuar para coibir práticas contrárias ao que está estabelecido na lei. “Haverá exigência para que aqueles estabelecimentos referidos no estatuto de segurança bancária se adequem e implantem todos os itens de segurança. Acredito que o resultado será positivo, pois os consumidores ficarão mais protegidos não só quando se encontrarem no interior da agência, mas também pelo fato de terem mais privacidade aqueles que se utilizarem do serviço de saque e se dirigirem posteriormente para sua casa ou trabalho, conduzindo grandes valores".

Fonte: Procon Fortaleza