Enem ocorre sem problemas em todo o país, informou o MEC

Teve início em todo o país, às 13h deste sábado (horário de Brasília), a aplicação das provas do Exame Nacional de ensino Médio (Enem). Esse é o primeiro dia do exame. A outra prova acontece amanhã, domingo (4), no mesmo horário. Os estudantes em Estados com fuso horário diferente ou fora do horário de verão devem ficar atentos para não perderem a prova.

Neste sábado, primeiro dia, os inscritos vão responder a questões de ciências humanas e ciências da natureza. Já no domingo serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e matemática, além da redação, que representa 50% da nota total.

Leia também:

Enem 2012: 5,7 milhões de estudantes farão o exame neste sábado

Inep: com reforço na segurança, Enem transcorrerá sem problemas

Com Enem, jovens terão acesso a 91% das vagas em federais

Em nota à imprensa o Ministério da Educação, bem como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), informaram que o exame transcorre sem problemas em todas as regiões do país.

Cerca de 6 milhões pessoas se inscreveram para o Enem deste ano. A previsão é de que os gabaritos do exame sejam divulgados na próxima quarta-feira (7). Os resultados gerais da prova devem sair no dia 28 de dezembro.

Cancelamento

Mais cedo, um boato de que a prova teria sido cancelada circulou pelas redes sociais e preocupou os candidatos. Segundo a assessoria do Inep, a origem do boato já foi identificada e a Polícia Federal informada.

Acesso às universidades

Em sua 15ª edição, o Enem se tornou a principal porta de acesso às universidades federais do país. Segund dados do MEC das 165.854 vagas que devem ser oferecidas pelas federais no fim do ano, 150.774 poderão ser disputadas com auxílio do Enem, o que corresponde a 90,9% do total.

Pelo levantamento, 34 das 59 instituições federais usarão exclusivamente a nota da prova no processo de seleção para ingresso no início de 2013.

Outras 23 universidades utilizam o desempenho do candidato no Enem de três formas na seleção: para substituir o vestibular de parte dos cursos ofertados, para substituir a primeira etapa de seleção ou como bônus na composição da nota final.

Apenas duas instituições usam o Enem somente para as vagas remanescentes no processo seletivo.

Com informações da Folha