“A Venezuela no Mercosul é um processo legítimo”, diz embaixador

Durante o painel “Os Desafios da Integração”, que aconteceu na manhã de sexta-feira (2) no Juvensur em Foz do Iguaçu, o embaixador e representante do Brasil junto ao Mercosul, Rui Pereira, aproveitou a ocasião para defender a entrada da Venezuela no bloco e deixou claro mais uma vez que o Mercosul não vai, de forma alguma, prejudicar o povo paraguaio. O Juvensur, iniciado na última quinta-feira, termina neste sábado (3).

“Não reconhecemos o presidente porque o que aconteceu no Paraguai foi sim um golpe, mas não há como suspender o povo. Estamos todos juntos”, disse. O embaixador deixou claro que com a entrada da Venezuela, o Mercosul ganha muito, principalmente por conta da questão geográfica. “Agora, graças à Venezuela temos acesso ao Caribe, e isso vai ser imensamente vantajoso”, pontuou.

Ao contrário do que diz a grande imprensa, o processo de entrada da Venezuela no bloco foi considerado legítimo pelo Tribunal Permanente do Mercosul. “A grande mídia diz que foi um atropelo, mas isso é falso”, defendeu.

Para Rui Pereira a concentração de renda e terra são os maiores problemas, não só do Mercosul, mas da América Latina, e segundo ele, a juventude é estratégica para a integração dos países e o desenvolvimento de soluções para essas questões.

“Precisamos construir uma identidade, vocês são responsáveis pela construção desse futuro”. Pereira sinalizou ainda mais desafios para a integração dos países, “o jovem muitas vezes não tem opções e faz o que lhe sobra, essa realidade precisa ser mudada”.
Mariana Serafini, de Foz do Iguaçu, especial para o Vermelho