Tibet oferece seguros gratuitos a moradores e monges

O governo da Região Autônoma do Tibet iniciou recentemente um programa de previdência social para oferecer seguros de vida e acidente gratuitos a todos os moradores e monges locais, informou na quinta-feira uma fonte do governo.

Segundo o programa, o governo distribuirá 44 milhões de iuanes (cerca de US$ 7 milhões) por ano para atender seus habitantes urbanos e rurais assim como os monges registrados, dise Xiao Houguo, funcionário de seguridade social do departamento financeiro da região autônoma.

O programa, que entrou em operação em 18 de outubro, oferecerá a cada beneficiário até 50 mil iuanes em caso de acidentes com um prêmio anual de 11,5 iuanes, que serão pagos pelo governo, assinalou Xiao.

O prêmio também fornecerá um seguro de saúde adicional de até 10 mil iuanes.

Com a crescente mobilidade dos moradores tibetanos como resultado do desenvolvimento econômico e social, acidentes e casos de doença também aumentam, enquanto os monges estão particularmente vulneráveis a esses riscos, explicou Xiao.

O seguro ajudará os habitantes e monges tibetanos a fortalecer sua capacidade de lidar com acidentes, segundo o funcionário.

"A iniciativa do governo tibetano indica que o povo tibetano está desfrutando de um sistema de previdência social mais otimizado, que já cobre pensões, saúde, desemprego, acidentes de trabalho e maternidade", acrescentou Xiao.

Fonte: Prensa Latina