UJS/SC publica discurso de Chê em caderno para formação

Foi elaborado pela Secretaria de Formação da UJS/SC um caderno com discurso de Chê Guevara sobre o papel da juventude na disputa ideológica na sociedade.

Na condição de maior organização de juventude da América Latina, a União da Juventude Socialista está preocupada em formar quadros politicamente preparados e com forte inserção nos movimentos de massa. Além de participar ativamente nas lutas estudantis (grêmios estudantis, UCE, DCE's, DA's e CA's), contribuir para o fortalecimento de entidades em que atuamos, e a participar de mobilizações ao lado da classe trabalhadora, objetiva assegurar um maior acesso à literatura marxista-leninista, imprescindível para a orientação do movimento comunista.
Para tanto, a UJS/SC apresenta a toda a militância e amigos/simpatizantes, a primeira publicação da série ''Cadernos de Formação'', importante ferramenta de ampliação do conhecimento coletivo e fonte teórica para a ação política transformadora.

Iniciamos a série com um discurso de Che Guevara sobre os valores comunistas, um debate fundamental nos dias de hoje, em que a ideologia dominante coloca na moda a “falta de valores”. No entanto, esta ausência de valores é apenas aparente, uma vez que toda sociedade tem sua ética e suas referências. E o valor dominante hoje pode ser sintetizado por uma só palavra: dinheiro. Por ele pode-se tudo: negociar sua dignidade, seu corpo, sua liberdade. Em nome dele, tudo se transforma em mercadoria.

Vivemos, como previa Marx em Miséria da Filosofia, num “tempo da corrupção geral, da venalidade universal ou, para falar em termos de economia política, o tempo em que qualquer coisa, moral ou física, tendo-se tornado valor venal, é levada ao mercado para ser apreciada por seu valor adequado”.

O que significa defender uma ética revolucionária hoje? Este é um grande enigma que desafia sobretudo a juventude. É preciso refletir muito. Discursos podem ser, como dizia Guimarães Rosa, bolas de papel, palavras vazias. Não adianta dizer que é avançado, carregar bandeiras, posar de abnegado e, com o mesmo ímpeto desmerecer colegas, subestimar a companheira, ter agudo espírito individualista ou, no máximo, de grupo ou corporação. A pretexto de mudança, não podemos arquivar as idéias que animaram o iluminismo, a defesa dos direitos humanos e o espírito de solidariedade.

Se você tem interesse em adquirir essa primeira edição, entre em contato com sua direção municipal da UJS, ou diretamente com o Secretário Estadual de Formação da UJS/SC, Lucas Ferreira pelo telefone ou email: 48-9963-4706 ([email protected])