Ministério Público divulga salários de servidores

Depois de o Executivo, o Judiciário locais e a Câmara Legislativa divulgarem os contracheques de seus servidores, conforme orientação da Lei Federal de Acesso à Informação, desde a última sexta-feira, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) passou a disponibilizar os dados.

A consulta pode ser feita no si te do órgão, mas o acesso aos vencimentos dos funcionários do MP exige uma ginástica virtual da pessoa interessada, já que não é possível identificar o funcionário pelo nome, mas pela matrícula.

A decisão do MPDFT atende à orientação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que traçou as diretrizes sobre a maneira que os dados devem ser divulgados. Um dos problemas é qu e as determinações indicam dois caminhos para a publicidade das informações: um por meio da área Transparência, no portal do MP, e outro em um espaço específico destinado à lei da informação. 

O internauta enfrenta dificuldades para fazer a consulta. A fim de resolver o problema, está em estudo uma forma de facilitar a navegação no portal. “É uma discussão em andamento para que ocorra uma mudança positiva. O modelo não está pronto e acabado”, garantiu um funcionário.