Governo Tarso prepara visita a Cuba 

Liderada pelo governador Tarso Genro, uma comitiva composta por secretários estaduais, empresários e pesquisadores gaúchos viaja amanhã para Cuba em busca de negócios, parcerias e cooperação técnica. O grupo permanecerá no país de primeiro a 10 de novembro.

Com uma população de 11 milhões de pessoas, e em processo de reforma econômica, Cuba se destaca pelo alto desenvolvimento nas áreas da educação e saúde. A relação comercial, porém, tem pouca expressão. Em 2011 o Estado exportou US$ 188 milhões para Cuba e o país exportou para o RS US$ 84 mil. Na agenda, estão previstas conversações com o governo cubano que podem resultar em contratos importantes. Estarão em pauta a comercialização de fármacos, colheitadeiras, móveis, vinhos e espumantes, entre outros.

O momento vivido por Cuba, segundo o professor de Relações Internacionais da UFRGS, Paulo Vizentini, é propício. “O país começou a implementar reformas que implicarão melhorias. Necessita desde estradas até ônibus, passando por construção civil e móveis. Não é um mercado grande, mas é promissor e está crescendo”.

Da redação local, com agências