Contrato com Singapura será investigado

O pedido para que o contrato fosse investigado foi feito pelos senadores Rodrigo Rollemberg (PSB) e Cristovam Buarque (PDT) na segunda-feira.

O contrato assinado sem licitação entre o Governo do Distrito Federal e uma empresa do governo de Cingapura para planejar o desenvolvimento econômico de Brasília para os próximos 50 anos será analisado pelo Tribunal de Contas do DF.

Em ofício encaminhado ao tribunal, os parlamentares pediram o cancelamento do contrato de R$ 8 milhões feito entre a Terracap e a Jurong Consultants Pte. Os senadores também querem a suspensão de qualquer pagamento que o GDF possa fazer para a empresa.

De acordo com Rollemberg, o processo de escolha da empresa foi feito sem nenhuma transparência e está repleto de ilegalidades. "Um projeto que pretende planejar a capital não foi discutido com a sociedade. E não é possível que tenha que dispensar licitação com tantas empresas no mundo e no Brasil", criticou.

O porta voz do governador, Ugo Braga, negou qualquer irregularidade. Ele afirmou que o governo já enviou toda a documentação relativa ao negócio para o TCDF na semana passada, antes mesmo do pedido dos parlamentares. "O contrato é absolutamente legal", defendeu, acrescentando que a Jurong prestará consultoria sob supervisão da Terracap.

O Ministério Público do DF também pode cobrar explicações do GDF. A deputada distrital da oposição, Liliane Roriz (PSD) denunciou o contrato ao órgão.