Ministro diz que eleições não mudam preparativos da Copa 

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, garantiu que os resultados das eleições municipais não vão interferir no andamento das obras para a Copa do Mundo de 2014. Segundo ele, o trabalho continuará sendo feito como planejado, independentemente de quem estiver no governo das 12 sedes da competição que acontecerá no Brasil.

"Trabalhamos nas 12 sedes com o mesmo nível de entendimento e cooperação, independentemente do governo (do local)", disse o ministro, em entrevista neste domingo (28) à rádio Estadão/ESPN. "O mais importante é fazer bem a Copa do Mundo. Esse é o interesse do governo federal e também das prefeituras e dos Estados. E assim continuará sendo, independentemente dos resultados eleitorais."

Rebelo afirmou que o trabalho do Ministério dos Esportes com as prefeituras e governos estaduais tem ocorrido em clima de "grande afinidade" e cooperação, independentemente dos partidos que os ocupam.

De acordo com ele, o compromisso do Ministério se divide entre o cronograma da Fifa e a necessidade de promover melhorias nos municípios antes do início da Copa do Mundo de 2014. Segundo Rebelo, o ministério realiza um acompanhamento diário da evolução das obras, que permite que se estabeleçam projeções das suas datas de conclusão, e que, com base nisso, providências sejam tomadas nos casos em que são constatados atrasos.

Das 12 sedes da Copa, sete passaram neste domingo pelo segundo turno das eleições: São Paulo (SP), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Natal (RN), Cuiabá (MT) e Manaus (AM). Outras quatro já tinham definido o prefeito anteriormente (Rio (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e Recife (PE), enquanto Brasília, por ser um Distrito Federal, não tem prefeitura.

Durante a entrevista, Aldo Rebelo não deu como certa a participação do Recife como sede da Copa das Confederações de 2013. Ele garantiu ter feito o possível para tranquilizar a Fifa sobre as obras no estádio que está sendo construído em Pernambuco, mas a confirmação deve sair só no dia 8 de novembro.

O plano inicial é de fazer a Copa das Confederações, em junho de 2013, em seis sedes. Mas, diante do atraso na construção do estádio, Recife pode ser excluído. Enquanto isso, Rio, Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte e Salvador parecem estar asseguradas como palco dos jogos do torneio que serve como teste para o Mundial.

Da Redação em Brasília
Com agências