Escolas do DF são as primeiras a ensinar direito das mulheres

A partir de 2013, o direito das mulheres passa a ser tema obrigatório nas salas de aula de escolas públicas e particulares do Distrito Federal. Temas como preconceito e violência envolvendo mulheres deverão ser abordados dentro de disciplinas que já fazem parte do currículo escolar, como português, sociologia e história. Nilton Alves Ferreira, presidente do Conselho de Educação do DF, avalia que, se um garoto aprender na escola a respeitar a mulher, quando se tornar um adulto não irá agredi-la.

A historiadora e doutora em educação, Renísia Cristina Felice, diz que o assunto já é discutido em algumas escolas, mas que a resolução é positiva porque obriga que todas façam o mesmo. Para ela, a educação é o espaço que reproduz alguns valores da sociedade, mas também constrói outros.

A Central de Atendimento à Mulher no Distrito Federal, com serviços prestados pelo Ligue 180, recebeu 303,14 ligações a cada grupo de 100 mil mulheres entre janeiro e março de 2012. A taxa indica que o DF é líder no ranking nacional de chamadas para o número. Em seguida aparecem os estados do Espírito Santo (275,15 a cada 100 mil mulheres), Pará (270,54), Mato Grosso do Sul (264,74) e Bahia (264,03).

Fonte: Em Questão