China estuda reduzir imposto sobre dividendos de ações

As autoridades de seguros chinesas estão estudando políticas para reduzir impostos sobre dividendos em ações para investidores de longo prazo para promover o mercado de capitais.

A política imporá taxas de imposto diferentes em dividendos distribuídos por companhias cotadas para investidores individuais conforme o período de participação acionária, informou nesta segunda-feira (29) o jornal Shanghai Securities News.

O período será dividido em três fases, menos de um mês, de um mês a um ano, e mais de um ano, de acordo com a política.

Investidores que possuem ações por menos de um mês deverão pagar a taxa legal, enquanto os que têm ações por mais de um ano terão uma taxa favorável.

A medida foi tomada sete anos depois que o governo cobrou metade da taxa legal sobre dividendos de ações para investidores individuais em 2005.

A política, que marca a quarta redução neste ano, ajudará a cortar a especulação excessiva, incitar o investimento de valor, e destacar ações blue-chip que geralmente pagam dividendos altos para investidores, disse a reportagem citando palavras de analistas.

"Isto fará com que investidores decidam investimentos de longo prazo em ações blue-chip que estão subvalorizadas", disse Dong Dengxin, pesquisador de finanças e seguros da Universidade de Ciências e Tecnologias de Wuhan.

O referencial Índice Composto de Shanghai caiu mais de 15% desde maio em meio às preocupações sobre a recessão econômica doméstica e a crise de dívida da eurozona afetou a confiança de investidores.

Em grande contraste, especulações levaram a avaliação surpreendentemente alta para ações small-cap. A proporção de preço-lucro para ações de tratamento especial, ou companhias que informaram perdas por dois anos consecutivos, atingiu 60 vezes, em comparação com menos de 11 vezes para as 300 companhias de Hushen, que registra 60% do valor total de mercado de ações do país, indica o relatório.

Fonte: Rádio Internacional da China