Bienal da UNE recebe inscrições de estudantes de todo país

O maior festival estudantil da América Latina acontecerá em janeiro de 2013 no Recife e em Olinda, no estado de Pernambuco. Com o tema “A Volta da Asa Branca”, a 8º Bienal da UNE – União Nacional dos Estudantes – recebe produções universitárias nas áreas da cultura, ciência e tecnologia e extensão. Os interessados em expor trabalhos devem se inscrever pelo site da entidade até o dia 7 de dezembro.

O tema “A Volta da Asa Branca” se refere ao nordeste brasileiro e à canção imortal de Luiz Gonzaga, cujo centenário está sendo comemorado em 2012. Os estudantes podem participar com trabalhos nas mostras de música, artes cênicas, audiovisual, artes visuais, literatura, ciência e tecnologia e, pela primeira vez nas Bienais, projetos de extensão.

Estudantes de todas as instituições de ensino do Brasil podem inscrever até três trabalhos por categoria. As inscrições podem ser realizadas individualmente ou em grupo, com o preenchimento do formulário disponibilizado no site.

A inscrição custa R$10,00 e a divulgação dos trabalhos selecionados para a Bienal está prevista para o dia 14 de dezembro.

A volta da Asa Branca

Em seus 14 anos de atividades, a Bienal da UNE tem, como característica, trazer temas e discussões voltados à formação do povo brasileiro. Nesta oitava edição, o festival propõe um novo olhar sobre a região nordeste, as idas e vindas de seu povo, seu passado e futuro referenciados pela música de Luiz Gonzaga. “A Volta da Asa Branca” também representa o retorno da Bienal a Pernambuco, dez anos depois da sua terceira edição, no ano de 2003.

Formato da Bienal

Durante cinco dias, a Bienal abre espaço para a produção de ideias, para a apresentação e a descoberta de artistas estudantes, para a troca de saberes artísticos, científicos e de outras vivências acadêmicas. O evento é composto pela grande mostra estudantil, apresentando os trabalhos selecionados entre alunos de todo o Brasil, e pela mostra convidada, com atrações de destaque no cenário nacional.

Há apresentações musicais e teatrais em grandes palcos e uma sala de exibição para cinema e outras produções audiovisuais. Além disso, os estudantes participam de oficinas artísticas e atividades esportivas que acontecem dentro da programação.

A Bienal é aberta com uma aula-espetáculo ligada ao tema abordado e que norteia suas demais discussões. O evento também envolve, tradicionalmente, uma atividade chamada Lado C, em que a juventude dialoga com a comunidade local em visitas turísticas pela cidade ou em pontos culturais. A Bienal é encerrada com uma passeata cultural, a “Culturata”, que nessa edição tomará as ladeiras de Olinda.

Caravanas estudantis

Para a 8ª Bienal são esperados mais de 10 mil estudantes, vindos em caravanas de todo o país, para celebrar uma festa plural onde os sotaques se misturam e a troca de experiências é a riqueza maior. A UNE disponibilizará, em seu site, os contatos dos responsáveis pelas caravanas em cada estado, assim como todas as dicas de viagem, procedimentos e referências para a chegada dos jovens a Pernambuco.

Memória

A Bienal da UNE já passou por Salvador (1999 e 2009); Recife e Olinda (2003); São Paulo (2005); e Rio de Janeiro (2001, 2007 e 2011). O festival tem como principal proposta valorizar a identidade nacional e conectar as produções juvenis de todas as regiões do país. É considerada um instrumento de mapeamento e difusão da produção desenvolvida por jovens brasileiros, apresentando também um qualificado rol de convidados entre pensadores, artistas, ativistas e outras figuras públicas em debates, grandes shows, exposições e atos públicos.
Já participaram da Bienal personagens como Gilberto Gil, Oscar Niemeyer, Aleida Guevara (filha de Che Guevara), Ariano Suassuna, Augusto Boal, José Leite Lopes, Ziraldo, Jorge Mautner, Alberto da Costa e Silva, Mino Carta, Serginho Groisman, Abdias do Nascimento, Ondjaki, Jards Macalé, Alceu Valença, Marcelo D2, Martinho da Vila, Racionais MCs, Beth Carvalho, Lenine, O Rappa, Tom Zé, Mr Catra e Naná Vasconcelos.

Fonte: Site da UNE